Carregando...

Helicóptero desaparece na Amazônia com três pessoas a bordo

A aeronave decolou do Parque Indígena Tumucumaque, na região do Pará, com destino a Macapá

Por Caroline Berticelli

- Anúncio -

Um helicóptero desapareceu após decolar de uma terra indígena na Amazônia na quarta-feira (16). Segundo a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), três pessoas estavam a bordo: o engenheiro da Funai José Francisco Vieira, o comandante Tenente Coronel Josilei Gonçalves de Freitas e o mecânico Gabriel.

Em nota, divulgada nesta quinta-feira (17), a Funai informou que a aeronave decolou do polo base Bona, na Aldeia Maritepu, localizada dentro do Parque Indígena Tumucumaque, na região do Pará, às 12h. O grupo deveria ter chegado a Macapá, no Amapá, às 14h de ontem. 

- Anúncio -

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, informou que os profissionais que estavam no helicóptero desaparecido na Amazônia estavam em uma viagem de  inspeção de pistas de pouso no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. 

“Após serem acionadas, as autoridades competentes começaram as buscas na região. Conforme a Sesai, ainda não há informações relativas à aeronave e aos passageiros. A Funai segue em contato com outros órgãos empenhados nas buscas”, diz um trecho do comunicado. 

Destaques sobre *** por e-mail

Indígenas das etnias Tirió, Wayana, Apalai, Kaxuyana habitam 33 aldeias no Parque do Tumucumaque.

Já noite desta quinta, a Força Aérea Brasileira (FAB) publicou uma nota informando que o Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico Amazônico, responsável por coordenar as operações de buscas aéreas na região Norte do país, trabalha para encontrar o helicóptero desaparecido. 

“Na tarde desta quinta-feira (17/08), uma aeronave SC-105 Amazonas, do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV – Esquadrão Pelicano), decolou de Santarém/PA para atuar nas buscas”, informou a FAB.

A FAB ainda ressaltou que as buscas continuam durante o período noturno. “Neste momento (noite), o SC-105 realiza sobrevoo na área de busca, cuja tripulação utiliza óculos de visão noturna (NVG) para tentar localizar a aeronave que encontra-se desaparecida.”

Em junho deste ano, quatro crianças indígenas que estavam desaparecidas, após a queda de um avião na Amazônia colombiana, foram encontrados com vida após 40 dias perdidos na selva.

Os irmãos da etnia uitoto tinham 13 anos, nove, quatro e um bebê completou um ano durante o período na selva.

A mãe delas, Magdalena Mucutuy Valencia, o piloto da aeronave e o líder indígena Yarupari Herman Mendoza Hernández morreram no acidente aéreo, ocorrido em 1° de maio.

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

Idoso de 77 anos é morto dentro de delegacia de Itaim Paulista

Um idoso de 77 anos foi morto por um policial militar dentro de uma delegacia da Polícia Civil em Itaim Paulista, na Zona Leste...

Pedreiro é preso por roubar e estuprar médica em BH

Um pedreiro de 36 anos foi preso por suspeita de roubar e estuprar uma médica de 28 anos dentro do apartamento dela no bairro...

Tragédia no Forró: cantor Darlyn Morais morre após ser picada por aranha

O cantor Darlyn Morais, de 28 anos, morreu na segunda-feira (06) após ser picado por uma aranha. O artista estava internado no Hospital Geral...

Jovem que filmou a própria morte disse que iria terminar o namoro

A jovem Ielly Gabriele Alves, de 23 anos, que filmou a própria morte em Jataí, no sudoeste de Goiás, na noite do último sábado...
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis