Carregando...

Helicóptero desaparecido na Amazônia: “Obrigado por não desistirem”, diz piloto

A equipe foi encontrada após fazer um sinal de fumaça no meio da mata fechada

Por Caroline Berticelli

- Anúncio -

O piloto do helicóptero que ficou desaparecido na Amazônia brasileira por três dias agradeceu o empenho de todos os profissionais envolvidos nas buscas. Além de Josilei Albino de Freitas, 51 anos, também estavam na aeronave o engenheiro José Francisco Pereira, 67 anos, e o mecânico Gabriel Assis, 35 anos. Todos foram resgatados com vida. 

“Obrigado por todo o apoio, a todos que não desistiram, por toda a gentileza e presteza dos órgãos do governo local, da Força Aérea, e dos grupos de resgate aéreos do Amapá e do Pará, que a gente conseguiu contato, conseguimos ter todo mundo com vida”, disse Josilei ao portal de notícias do governo estadual.

- Anúncio -

Segundo a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), na quarta-feira (16), a aeronave decolou do polo base Bona, na Aldeia Maritepu, localizada dentro do Parque Indígena Tumucumaque, na região do Pará, às 12h, e deveria chegar ao Macapá, no Amapá, às 14h.

A equipe estava em uma viagem de  inspeção de pistas de pouso no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque e logo que o helicóptero foi dado como desaparecido, as buscas começaram.

Destaques sobre *** por e-mail

Na manhã de sábado (19), por volta das 10h30, aeronave e os tripulantes foram encontrados em uma área de mata fechada depois que eles conseguiram enviar um sinal de fumaça do meio da floresta. Eles estavam próximo ao Rio Itapuru, ao sudoeste de Pedra Branca do Amapari, município distante cerca de 183 quilômetros da capital do Amapá.

De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), os sobreviventes foram avistados por uma equipe da Polícia Militar do Amapá (PM-AP) e resgatados do local de difícil acesso por uma equipe do Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico Amazônico.

“Devido à vegetação do local ser de árvores de grande porte e sem área de pouso, os acidentados foram içados da área por meio do guincho e levados para Macapá, para receberem atendimento especializado”, explicou a FAB.

Enquanto aguardavam o resgate, o piloto tenente-coronel gravou um vídeo para registrar o acampamento da equipe no meio da Amazônia. Na ocasião, ele mostrou que todos estavam bem apesar do susto.“A aeronave teve quebra geral mesmo, mas consegui colocar ela para que a árvore amortecesse a queda e a gente não sofresse danos físicos”.

Na sequência, Josilei falou sobre o problema que causou a queda da aeronave:

“Estamos na beira de um rio, ainda não sei qual é, não consegui localizar, mas sem fogo, sem nada, tudo foi cortado. Foi uma pane catastrófica, perdemos rotação de motor. Embora o painel nada apresentou, somente o indicador de RPM, que foi reduzido e tocando a buzina. Procurei um local de pouso, mas como é selva não tem local de pouso”.

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

Idoso de 77 anos é morto dentro de delegacia de Itaim Paulista

Um idoso de 77 anos foi morto por um policial militar dentro de uma delegacia da Polícia Civil em Itaim Paulista, na Zona Leste...

Pedreiro é preso por roubar e estuprar médica em BH

Um pedreiro de 36 anos foi preso por suspeita de roubar e estuprar uma médica de 28 anos dentro do apartamento dela no bairro...

Tragédia no Forró: cantor Darlyn Morais morre após ser picada por aranha

O cantor Darlyn Morais, de 28 anos, morreu na segunda-feira (06) após ser picado por uma aranha. O artista estava internado no Hospital Geral...

Jovem que filmou a própria morte disse que iria terminar o namoro

A jovem Ielly Gabriele Alves, de 23 anos, que filmou a própria morte em Jataí, no sudoeste de Goiás, na noite do último sábado...
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis