Carregando...

Recorde! Rio de Janeiro tem calor com sensação térmica de 58ºC

De acordo com o sistema de monitoramento da prefeitura, esse é o maior registro desde 2009.

Por Renata Nicolli

- Anúncio -

As temperaturas no Rio de Janeiro subiram muito neste verão, e o calor atingiu um novo recorde de sensação térmica: 58ºC em Santa Cruz, zona oeste carioca, no dia 4 de fevereiro. 

De acordo com o sistema de monitoramento da prefeitura, esse é o maior registro desde 2009.

- Anúncio -

Rio de Janeiro: última maior onda de calor tinha sido registrada no dia 15 de janeiro

O ‘primeiro’ recorde registrado em 2023 foi no dia 15 de janeiro, quando os termômetros bateram 40,3ºC, com sensação térmica de 54ºC.

Conforme a meteorologista Juliana Hermsdorff, a alta sensação térmica aconteceu por conta da presença de ar quente em vários níveis da atmosfera, que elevaram também a umidade. 

Destaques sobre *** por e-mail

“A sensação térmica é um cálculo realizado com variáveis meteorológicas medidas, para quantificação da temperatura que o corpo humano sente, de forma generalizada”, ressaltou.

Nesta quarta-feira (8), o Alerta Rio informou que o tempo será influenciado por ventos úmidos do mar, e a previsão é de chuva fraca a moderada a qualquer momento do dia, com média de 15mm. 

No dia 9 de fevereiro, a previsão é de chuva fraca a moderada à tarde e a à noite.

As maiores temperaturas registradas então foram:

  • 41,1 graus no dia 4 de fevereiro
  • 40,3 graus em 15 de janeiro
  • 39,6 graus no dia 31 de janeiro

As maiores sensações térmicas registradas pelo Alerta Rio foram nos dias:

  • 4 de fevereiro: 58 graus
  • 15 de janeiro: 54 graus
  • 14 de janeiro: 51,1 graus

Na Europa: onda de calor provocou mais de mil mortes no verão de 2022

Em julho, a onda de calor na Europa provocou mais de mil mortes no continente, principalmente em países como Portugal, e Espanha, com termômetros que ultrapassaram  40ºC.

Além das mortesPortugalEspanhaReino Unido e França também combateram dezenas de incêndios florestais que causaram estragos pelos países, tirando milhares de pessoas de suas casas.

Na Espanha, a onda de calor causou pelo menos 360 mortes, de acordo com dados do Instituto de Saúde Carlos III. As altas temperaturas chegaram a atingir 45,7ºC, e dezenas de incêndios florestais seguem sendo combatidos no país.

Segundo um relatório do Ministério da Saúde Português, mais de 659 pessoas morreram por causa do calor entre 7 e 13 de julho, sendo a maioria idosos. Praticamente todas as regiões de Portugal estiveram sob alerta vermelho por conta das altas temperaturas.

No sudoeste da França, pelo menos mil bombeiros foram mobilizados para conter incêndios florestais. Ao todo, mais de 10,5 mil hectares foram atingidos na região de Gironda.

Felizmente, não houve registros de vítimas dos incêndios na França. No entanto, mais de 14 mil pessoas entre moradores e turistas foram evacuadas de residências e acampamentos na região.

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

Idoso de 77 anos é morto dentro de delegacia de Itaim Paulista

Um idoso de 77 anos foi morto por um policial militar dentro de uma delegacia da Polícia Civil em Itaim Paulista, na Zona Leste...

Pedreiro é preso por roubar e estuprar médica em BH

Um pedreiro de 36 anos foi preso por suspeita de roubar e estuprar uma médica de 28 anos dentro do apartamento dela no bairro...

Tragédia no Forró: cantor Darlyn Morais morre após ser picada por aranha

O cantor Darlyn Morais, de 28 anos, morreu na segunda-feira (06) após ser picado por uma aranha. O artista estava internado no Hospital Geral...

Jovem que filmou a própria morte disse que iria terminar o namoro

A jovem Ielly Gabriele Alves, de 23 anos, que filmou a própria morte em Jataí, no sudoeste de Goiás, na noite do último sábado...
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis