Carregando...

Terremoto em São Paulo assusta moradores do Vale da Ribeira; veja vídeos!

De acordo com a Defesa Civil, dois abalos sísmicos atingiram a região nesta sexta

Por Caroline Berticelli

- Anúncio -

Um terremoto nas cidades do Vale do Ribeira, próximo ao litoral de São Paulo, assustou os moradores da região durante a manhã desta sexta-feira (16). De acordo com a Defesa Civil, houve dois abalos sísmicos às 8h22. (Veja vídeos abaixo)

Enquanto o Google emitiu um alerta de terremoto para a cidade de Miracatu, São Paulo, com magnitude estimada de 4,7 na escala Richter, o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) apontou que o tremor teve magnitude 4

- Anúncio -

Em nota, o Centro de Sismologia informou que o epicentro ocorreu nas cidades de Miracatu, Iguape e Itariri, mas que até moradores da capital puderam sentir um leve tremor de terra. 

“O epicentro está entre as cidades de Miracatu (25 km), Iguape (28 km) e Itariri (32 km), numa área pouco habitada. O tremor foi sentido levemente até por moradores da cidade de São Paulo, Sorocaba e outras a mais de 100 km de distância. Tremores de magnitude 4.0 podem ser sentidos até 100 km ou um pouco mais”, diz parte do comunicado.

Destaques sobre *** por e-mail

O Centro também destacou que tremores de terra com magnitudes acima de 4 não são raros no Brasil e ocorrem, em média, duas vezes por ano em algum lugar do país.

Por fim, os especialistas explicam que o “litoral sul do estado de São Paulo é uma zona relativamente ativa, comparada a outras regiões do estado” por razões desconhecidas. 

“Não se sabe ainda por que esta região do estado de São Paulo tem relativamente maior atividade sísmica do que outras. Mas, uma hipótese possível é que nesta região a placa da América do Sul é mais fina, resultando em maior concentração de pressões geológicas na crosta superior”, completa a nota. 

A Defesa Civil confirmou que a região de Miracatu sentiu o abalo sísmico com mais intensidade e informou que tanto o órgão como o Corpo de Bombeiros estão prontos para qualquer chamado de emergência. 

Conforme a Defesa Civil, abalos sísmicos na escala de 3,5 a 5,4 não costumam causar danos estruturais, mas é importante que a população fique atenta e no caso de qualquer alteração entre em contato pelos números 193 ou 199. 

Nas redes sociais, moradores publicaram vídeos que mostram o terremoto em São Paulo. Nas imagens, é possível ver que as câmeras de segurança tremem em determinado momento. Veja:

No dia 26 de maio, um terremoto de magnitude 6,2 graus na escala Richter atingiu Tóquio, no Japão. Na ocasião, o abalo sísmico chacoalhou edifícios e fez a capital do país interromper o serviço ferroviário.

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

Idoso de 77 anos é morto dentro de delegacia de Itaim Paulista

Um idoso de 77 anos foi morto por um policial militar dentro de uma delegacia da Polícia Civil em Itaim Paulista, na Zona Leste...

Pedreiro é preso por roubar e estuprar médica em BH

Um pedreiro de 36 anos foi preso por suspeita de roubar e estuprar uma médica de 28 anos dentro do apartamento dela no bairro...

Tragédia no Forró: cantor Darlyn Morais morre após ser picada por aranha

O cantor Darlyn Morais, de 28 anos, morreu na segunda-feira (06) após ser picado por uma aranha. O artista estava internado no Hospital Geral...

Jovem que filmou a própria morte disse que iria terminar o namoro

A jovem Ielly Gabriele Alves, de 23 anos, que filmou a própria morte em Jataí, no sudoeste de Goiás, na noite do último sábado...
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis