Carregando...

Imagem do telescópio James Webb é usada para ataque malware

Hackers estão enviando um e-mail malicioso com o vírus disfarçado no documento de imagem

Por Caroline Berticelli

- Anúncio -

Hackers estão usando uma imagem registrada pelo telescópio James Webb para espalhar um malware, um tipo de programa criado para causar danos a um computador, servidor ou rede. 

O golpe foi descoberto por pesquisadores da empresa de tecnologia Securonix Threat, que divulgou um comunicado de segurança sobre o assunto nesta semana. De acordo com a companhia, os criminosos usam a linguagem de programação Golang porque ela funciona tanto no Windows, como no Linux e no Mac.

“A campanha de ataque persistente baseada em Golang aproveita a imagem de campo profundo tirada do telescópio James Webb e as cargas úteis da linguagem de programação Golang ofuscadas para infectar o sistema alvo com o malware”, diz parte do aviso.

- Anúncio -

Malware vem em e-mail com imagem do telescópio James Webb

A infecção inicial começa com um e-mail de phishing (que usa e-mails, mensagens e anúncios enganosos ou sites parecidos com os oficiais) contendo um anexo malicioso do Microsoft Office. 

O documento possui uma referência externa oculta nos metadados, que baixa um arquivo de modelo malicioso, o chamado malware, com a intenção de infectar dispositivos que não tenham a proteção contra a execução de macros ativada para baixar conteúdo malicioso. 

Destaques sobre *** por e-mail

Semelhante às macros tradicionais do Office, o arquivo de modelo contém um script Visual Basic que iniciará o primeiro estágio de execução de código para esse ataque, assim que o usuário habilitar as macros. 

O código então baixa uma imagem JPG do aglomerado de galáxias conhecido como SMACS 0723, registrado pelo telescópio James Webb. No entanto, o arquivo nomeado como OxB36F8GEEC634.jpg, na verdade, começa a executar o malware.

Ainda conforme a Securonix Threat, se a imagem do telescópio James Webb usada para espalhar o malware for analisada JPG ela parece normal. O vírus só é descoberto se o arquivo for aberto em um editor de texto, que revela o conteúdo disfarçado.

Depois da execução do malware estar em curso, ele estabelece uma conexão com o DNS e consegue controlar ou roubar informações do computador.

Para piorar a situação, os mecanismos antivírus não estão conseguindo identificar o conteúdo como de risco.

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

É verdade que comer pizza pode reduzir dores da artrite reumatoide?

Já parou pra pensar como seria incrível se o fato de comer pizza diminuísse dores da artrite reumatoide? Pois bem. Uma investigação realizada por...

Animal marinho com 20 braços é descoberto por cientistas

Cientistas dos EUA e Austrália revelaram a existência de um novo animal marinho com 20 braços nas profundezas da Antártida. Com uma morfologia única,...

Você sabe o que acontece se alguém morrer no espaço?

Já parou para pensar o que acontece se alguém morrer no espaço? Emmanuel Urquieta, docente nas áreas de Medicina Espacial e Medicina de Emergência...

O que é solstício de inverno? Dscubra as curiosidades e significados deste fenômeno

O solstício de inverno é um fenômeno natural que marca o início da estação mais fria do ano no hemisfério sul, como no Brasil,...
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis