Carregando...

Imagem do telescópio James Webb é usada para ataque malware

Hackers estão enviando um e-mail malicioso com o vírus disfarçado no documento de imagem

Por Caroline Berticelli

- Anúncio -

Hackers estão usando uma imagem registrada pelo telescópio James Webb para espalhar um malware, um tipo de programa criado para causar danos a um computador, servidor ou rede. 

O golpe foi descoberto por pesquisadores da empresa de tecnologia Securonix Threat, que divulgou um comunicado de segurança sobre o assunto nesta semana. De acordo com a companhia, os criminosos usam a linguagem de programação Golang porque ela funciona tanto no Windows, como no Linux e no Mac.

“A campanha de ataque persistente baseada em Golang aproveita a imagem de campo profundo tirada do telescópio James Webb e as cargas úteis da linguagem de programação Golang ofuscadas para infectar o sistema alvo com o malware”, diz parte do aviso.

- Anúncio -

Malware vem em e-mail com imagem do telescópio James Webb

A infecção inicial começa com um e-mail de phishing (que usa e-mails, mensagens e anúncios enganosos ou sites parecidos com os oficiais) contendo um anexo malicioso do Microsoft Office. 

O documento possui uma referência externa oculta nos metadados, que baixa um arquivo de modelo malicioso, o chamado malware, com a intenção de infectar dispositivos que não tenham a proteção contra a execução de macros ativada para baixar conteúdo malicioso. 

Destaques sobre *** por e-mail

Semelhante às macros tradicionais do Office, o arquivo de modelo contém um script Visual Basic que iniciará o primeiro estágio de execução de código para esse ataque, assim que o usuário habilitar as macros. 

O código então baixa uma imagem JPG do aglomerado de galáxias conhecido como SMACS 0723, registrado pelo telescópio James Webb. No entanto, o arquivo nomeado como OxB36F8GEEC634.jpg, na verdade, começa a executar o malware.

Ainda conforme a Securonix Threat, se a imagem do telescópio James Webb usada para espalhar o malware for analisada JPG ela parece normal. O vírus só é descoberto se o arquivo for aberto em um editor de texto, que revela o conteúdo disfarçado.

Depois da execução do malware estar em curso, ele estabelece uma conexão com o DNS e consegue controlar ou roubar informações do computador.

Para piorar a situação, os mecanismos antivírus não estão conseguindo identificar o conteúdo como de risco.

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

Lua Negra: Fenômeno astronômico raro ocorre nesta sexta-feira

Você já ouviu falar em Lua Negra? O fenômeno astronômico raro está prestes a ocorrer nesta sexta-feira (19), e diferente das luas cheias ou...

Empresa promete conversas com mortos via inteligência artificial

No cenário tecnológico atual, uma empresa denominada Seance AI tem falado sobre a preservação da memória de entes queridos falecidos. A empresa, que é sediada...

Foguete Starship, de Elon Musk, explode em teste de voo; conheça mais sobre o foguete mais poderoso já construído

A SpaceX, empresa de Elon Musk, lançou nesta quinta-feira (20) o Starship, o foguete mais poderoso já construído, em um voo teste. Infelizmente, a...

Tudo que você precisa saber sobre turbulência em aviões

A turbulência durante voos em aviões aterrorizam muitos viajantes. E não é pra menos. Suas classificações vão desde leves a severas, e a preocupação...
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis