Carregando...

É verdade que comer pizza pode reduzir dores da artrite reumatoide?

Uma investigação realizada por cientistas da Itália sugere que comer pizza pode SIM reduzir os sintomas da condição autoimune que provoca intensas dores.

Por Renata Nicolli

- Anúncio -

Já parou pra pensar como seria incrível se o fato de comer pizza diminuísse dores da artrite reumatoide? Pois bem. Uma investigação realizada por cientistas da Itália sugere que comer pizza pode SIM reduzir os sintomas da condição autoimune que provoca intensas dores.

Comer pizza pode ajudar na artrite reumatoide, mas por quê?

Em um estudo divulgado na publicação científica Nutrients, os estudiosos exploraram a relação entre a pizza, seus componentes, e a intensidade dos sintomas da artrite reumatoide. Ao todo, 365 indivíduos foram monitorados na Itália, o país berço da pizza.

- Anúncio -

Na pesquisa, os cientistas usaram critérios para avaliar o impacto de cada ingrediente da pizza, como por exemplo o trigo, queijo e o azeite.

Na descoberta, os resultados indicaram que aqueles que consumiam pelo menos metade de uma pizza semanalmente experimentavam uma considerável redução nos sintomas da artrite reumatoide, com uma queda de 70% a 80% na dor e desconforto articular, especialmente por causa do queijo mussarela e do azeite.

Destaques sobre *** por e-mail

Apesar do resultado surpreendente, os pesquisadores ressaltaram que o estudo não pôde estabelecer relações entre causa e efeito, e foi apenas baseado em dados dietéticos autorrelatados.

Além disso, o trabalho apenas foi feito na Itália, e não podem ser levados em consideração dentro de outra população.

Também não foram explorados os mecanismos potenciais que poderiam explicar as associações identificadas, nem foram considerados outros componentes alimentares que podem afetar a manifestação da artrite reumatoide.

Entenda mais detalhes sobre a Artrite Reumatoide

A artrite reumatoide (AR) é uma doença inflamatória crônica, autoimune e sistêmica. Isso significa que o próprio sistema imunológico do corpo ataca tecidos saudáveis, levando a inflamações principalmente nas articulações, embora outros sistemas do corpo também possam ser afetados.

Características principais:

  • Inflamação das articulações: Isso pode causar dor, inchaço e rigidez, frequentemente observados nas mãos, pulsos e joelhos.
  • Simetria: Se uma articulação em um lado do corpo é afetada, a correspondente do outro lado geralmente também é.

  • Dano progressivo: Se não tratada, a AR pode levar ao dano irreversível da articulação e perda de função.
  • Manifestações sistêmicas: Além das articulações, a AR pode afetar pele, olhos, pulmões, coração e vasos sanguíneos.

Causa: A causa exata é desconhecida, mas fatores genéticos, ambientais e hormonais podem contribuir para o seu desenvolvimento.

Diagnóstico: O diagnóstico é feito com base na combinação de exames clínicos, laboratoriais e de imagem. Os reumatologistas são os médicos especialistas em diagnóstico e tratamento da AR.

Tratamento: Embora não haja cura para a AR, o tratamento pode ajudar a controlar os sintomas e prevenir danos nas articulações. Isso geralmente envolve medicamentos, fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia.

Prevalência: A AR afeta mulheres com mais frequência do que homens e pode surgir em qualquer idade, embora seja mais comum entre os 30 e 60 anos.

Um diagnóstico precoce é crucial para evitar complicações e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

Animal marinho com 20 braços é descoberto por cientistas

Cientistas dos EUA e Austrália revelaram a existência de um novo animal marinho com 20 braços nas profundezas da Antártida. Com uma morfologia única,...

Você sabe o que acontece se alguém morrer no espaço?

Já parou para pensar o que acontece se alguém morrer no espaço? Emmanuel Urquieta, docente nas áreas de Medicina Espacial e Medicina de Emergência...

O que é solstício de inverno? Dscubra as curiosidades e significados deste fenômeno

O solstício de inverno é um fenômeno natural que marca o início da estação mais fria do ano no hemisfério sul, como no Brasil,...

Soneca durante o dia traz benefíco para a saúde cerebral, mas por que?

Tirar uma soneca durante o dia pode ser um hábito saudável para o cérebro, de acordo com pesquisadores. Diferentes estudos têm mostrado os potenciais...
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis