O solstício de inverno é um fenômeno natural que marca o início da estação mais fria do ano no hemisfério sul, como no Brasil, por exemplo, enquanto na parte norte do globo ocorre o solstício de verão, como é o caso da Europa e dos Estados Unidos.
Mas afinal, o que este fenômeno?
É neste momento que ocorre um alinhamento astronômico em que o polo sul da Terra atinge sua inclinação máxima em relação ao Sol. Isso faz com que o dia seja o mais curto do ano e a noite seja a mais longa na parte sul. O oposto acontece no Norte.
“As estações do ano ocorrem devido à inclinação do eixo da Terra em relação ao seu plano de órbita e também devido à sua translação em torno do sol.
O início das estações do ano é associado aos instantes dos solstícios, inverno e verão, e dos equinócios, outono e primavera”, afirma Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional – unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Solstício de inverno e o solstício de verão
No solstício de inverno, os raios solares estão incidindo sobre o Trópico de Câncer, o que faz com que o dia seja mais curto e a noite seja mais longa no hemisfério sul. É nesse momento que a temperatura começa a cair e a estação mais fria do ano tem início.
Além disso, o próprio solstício marca o dia com o menor período de luz solar – como aconteceu nesta quarta-feira (21), no Brasil, onde tivemos aproximadamente 11 horas e 11 minutos de luz solar, sendo a noite mais longa do ano.
A partir do início deste marco, os dias gradualmente começam a ficar mais longos até chegarmos ao solstício de verão, em 21 de dezembro, no Hemisfério Sul. Esse é o dia mais longo do ano, com a noite mais curta por aqui.
Também é importante ressaltar que o solstício de inverno não afeta apenas as horas de luz do dia, mas também tem impactos significativos na natureza e nas atividades humanas.
As plantas entram em um período de dormência, algumas espécies de animais migram ou se adaptam às condições mais frias, e as atividades agrícolas e de lazer são influenciadas pelas mudanças climáticas.
No hemisfério norte, o solstício de inverno ocorre simultaneamente ao solstício de verão no hemisfério sul. Enquanto estamos vivendo o inverno aqui, o hemisfério norte está desfrutando do verão, com dias mais longos e temperaturas mais quentes.