Carregando...

O que é solstício de inverno? Dscubra as curiosidades e significados deste fenômeno

É neste momento que ocorre um alinhamento astronômico em que o polo sul da Terra atinge sua inclinação máxima em relação ao Sol.

Por Renata Nicolli

- Anúncio -

O solstício de inverno é um fenômeno natural que marca o início da estação mais fria do ano no hemisfério sul, como no Brasil, por exemplo, enquanto na parte norte do globo ocorre o solstício de verão, como é o caso da Europa e dos Estados Unidos.

Mas afinal, o que este fenômeno?

- Anúncio -

É neste momento que ocorre um alinhamento astronômico em que o polo sul da Terra atinge sua inclinação máxima em relação ao Sol. Isso faz com que o dia seja o mais curto do ano e a noite seja a mais longa na parte sul. O oposto acontece no Norte.

“As estações do ano ocorrem devido à inclinação do eixo da Terra em relação ao seu plano de órbita e também devido à sua translação em torno do sol.

Destaques sobre *** por e-mail

O início das estações do ano é associado aos instantes dos solstícios, inverno e verão, e dos equinócios, outono e primavera”, afirma Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional – unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Solstício de inverno e o solstício de verão

No solstício de inverno, os raios solares estão incidindo sobre o Trópico de Câncer, o que faz com que o dia seja mais curto e a noite seja mais longa no hemisfério sul. É nesse momento que a temperatura começa a cair e a estação mais fria do ano tem início.

Além disso, o próprio solstício marca o dia com o menor período de luz solar – como aconteceu nesta quarta-feira (21), no Brasil, onde tivemos aproximadamente 11 horas e 11 minutos de luz solar, sendo a noite mais longa do ano.

A partir do início deste marco, os dias gradualmente começam a ficar mais longos até chegarmos ao solstício de verão, em 21 de dezembro, no Hemisfério Sul. Esse é o dia mais longo do ano, com a noite mais curta por aqui.

Também é importante ressaltar que o solstício de inverno não afeta apenas as horas de luz do dia, mas também tem impactos significativos na natureza e nas atividades humanas.

As plantas entram em um período de dormência, algumas espécies de animais migram ou se adaptam às condições mais frias, e as atividades agrícolas e de lazer são influenciadas pelas mudanças climáticas.

No hemisfério norte, o solstício de inverno ocorre simultaneamente ao solstício de verão no hemisfério sul. Enquanto estamos vivendo o inverno aqui, o hemisfério norte está desfrutando do verão, com dias mais longos e temperaturas mais quentes.

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

É verdade que comer pizza pode reduzir dores da artrite reumatoide?

Já parou pra pensar como seria incrível se o fato de comer pizza diminuísse dores da artrite reumatoide? Pois bem. Uma investigação realizada por...

Animal marinho com 20 braços é descoberto por cientistas

Cientistas dos EUA e Austrália revelaram a existência de um novo animal marinho com 20 braços nas profundezas da Antártida. Com uma morfologia única,...

Você sabe o que acontece se alguém morrer no espaço?

Já parou para pensar o que acontece se alguém morrer no espaço? Emmanuel Urquieta, docente nas áreas de Medicina Espacial e Medicina de Emergência...

Soneca durante o dia traz benefíco para a saúde cerebral, mas por que?

Tirar uma soneca durante o dia pode ser um hábito saudável para o cérebro, de acordo com pesquisadores. Diferentes estudos têm mostrado os potenciais...
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis