Carregando...

Animal marinho com 20 braços é descoberto por cientistas

Esses organismos estão ligados aos equinodermos, família que engloba as estrelas-do-mar e pepinos do mar. Entretanto, ainda há muito a se descobrir sobre essas criaturas.

Por Renata Nicolli

- Anúncio -

Cientistas dos EUA e Austrália revelaram a existência de um novo animal marinho com 20 braços nas profundezas da Antártida. Com uma morfologia única, os cientistas afirmaram que a criatura tem tonalidades que vão do roxo ao vermelho profundo.

Antes de fazerem a incrível descoberta, o foco do estudo era o gênero Promachocrinus, representativo das profundezas antárticas.

- Anúncio -

Esses organismos estão ligados aos equinodermos, família que engloba as estrelas-do-mar e pepinos do mar. Entretanto, ainda há muito a se descobrir sobre essas criaturas.

“Embora semelhantes a outros animais invertebrados do oceano, como estrelas-do-mar e pepinos-do-mar, as estrelas de penas são distintas tanto em seu tamanho grande quanto em sua aparência sobrenatural quando nadam”, disseram os pesquisadores.

Destaques sobre *** por e-mail

Entenda um pouco mais sobre o animal marinho de 20 braços

Anteriormente, considerava-se que o gênero Promachocrinus contava com uma única espécie, a Promachocrinus kerguelensis. Porém, através da análise de DNA e da estrutura física dos animais, os cientistas identificaram um total de sete espécies distintas para o gênero.

“A vasta natureza do ecossistema da Antártida e do Oceano Antártico exige amostragem em larga escala para entender toda a extensão da biodiversidade”, enfatizam os pesquisadores.

De acordo com o resumo do estudo apresentado na revista Invertebrate Systematics de julho, a maioria das espécies catalogadas habita regiões próximas à Antártida.

Contudo, P. wattsorum é exclusiva das Ilhas do Príncipe Eduardo, situadas no Oceano Índico subantártico, enquanto P. vanhoeffenianus foi identificada somente no Mar de Davis.

Por fim, a espécie que se destaca é a Promachocrinus fragarius, carinhosamente nomeada de “estrela de penas antártica com tons de morango” por sua tonalidade rosada. Em geral, estima-se que seu habitat se encontre em profundidades variando entre 65 e 1,1 mil metros.

“Entre suas excitantes descobertas está a chamada ‘estrela antártica de penas de morango’ (Promachocrinus fragarius), uma criatura que exibe um espectro de cores, variando de tons arroxeados suaves a um tom avermelhado escuro mais intenso”, finalizaram.

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

É verdade que comer pizza pode reduzir dores da artrite reumatoide?

Já parou pra pensar como seria incrível se o fato de comer pizza diminuísse dores da artrite reumatoide? Pois bem. Uma investigação realizada por...

Você sabe o que acontece se alguém morrer no espaço?

Já parou para pensar o que acontece se alguém morrer no espaço? Emmanuel Urquieta, docente nas áreas de Medicina Espacial e Medicina de Emergência...

O que é solstício de inverno? Dscubra as curiosidades e significados deste fenômeno

O solstício de inverno é um fenômeno natural que marca o início da estação mais fria do ano no hemisfério sul, como no Brasil,...

Soneca durante o dia traz benefíco para a saúde cerebral, mas por que?

Tirar uma soneca durante o dia pode ser um hábito saudável para o cérebro, de acordo com pesquisadores. Diferentes estudos têm mostrado os potenciais...
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis