Um boxeador britânico foi detido após tentar abrir a porta de um avião lotado que se preparava para decolar de Zadar, na Croácia, para a Inglaterra. A situação ocorreu na última sexta-feira (30) e foi registrada em vídeo por outros passageiros. (Assista abaixo)
Nas imagens que circulam pelas redes sociais é possível ver o homem, que não teve o nome divulgado, gritando dentro da aeronave enquanto gesticula aparente descontrolado. Na sequência, ele corre pelo corredor e é contido por duas testemunhas que estavam no avião.
De acordo com o tablóide The Sun, o passageiro que tentou abrir a porta do avião é boxeador profissional e tem 27 anos.
A mulher que filmou o incidente disse que a maioria das pessoas no voo estava voltando do festival de música Hideout na Croácia e alegou que o britânico apresentava sinais de embriaguez e de estar sob o efeito de drogas. A informação não foi confirmada pelas autoridades.
O avião estava se movendo ao longo da pista e se preparando para decolar quando a confusão começou. Assim, após o passageiro ser contido, a aeronave retornou para o local de embarque, onde boxeador foi removido do voo pela polícia local.
“O passageiro foi removido da aeronave pela polícia local antes que este voo continuasse com segurança para Londres Stansted. Isso agora é um assunto para a polícia local”, disse um porta-voz da companhia aérea Ryanair ao The Sun.
Veja o vídeo:
🇭🇷🇬🇧 A British tourist tried to open the door on a crowded Ryanair plane flying from Zadar in Croatia.
When he ran to the door, two young men jumped on him and threw him to the floor. pic.twitter.com/taUp4nzkpD
— Winnie Pooh (@WinniePooh14466) July 3, 2023
Não é raro que passageiros tentem abrir a porta de aviões, a maioria dos casos registrados, inclusive, ocorrem com a aeronave em pleno voo. Em junho deste ano, um jovem de 19 anos tentou abrir a porta de um avião durante um voo internacional entre Cebu, nas Filipinas, e Seul, na Coreia do Sul.
De acordo com a companhia aérea Jeju Air, cerca de uma hora após a decolagem, o passageiro começou a apresentar um comportamento estranho.
Preocupados com as atitudes, os membros da tripulação o mudaram para um lugar mais à frente, onde ele poderia ser monitorado. Até que, em determinado momento, o adolescente se levantou, correu em direção a porta de emergência e tentou abri-la.
Ele acabou amarrado a um assento com cordas e lacres plásticos até o pouso da aeronave, que ocorreu aproximadamente de 3h depois. Logo após a aterrissagem, o rapaz foi preso e submetido a um exame toxicológico que apontou uso de drogas.
No dia 26 de maio, um passageiro abriu a porta de emergência de um avião durante voo na Coreia do Sul. O homem de cerca de 30 anos só não provocou uma tragédia porque faltavam pouco menos de três minutos para a aeronave pousar e ela estava a apenas 200 metros de altura.
A situação foi registrada em vídeo. Em entrevista à agência local Yonhap, uma das 194 pessoas a bordo contou que achou “que o avião ia explodir” e que os passageiros próximos a porta aparentavam estar desmaiando.