Carregando...

Número de mortos em terremoto no Afeganistão ultrapassa 2 mil

Mais de nove mil pessoas ficaram feridas

Por Caroline Berticelli

- Anúncio -

O terremoto de magnitude 6,3 que atingiu a região de Herat, no Afeganistão, deixou cerca de 2,5 mil pessoas mortas e mais de nove mil feridas, segundo informou a administração do Talibã, grupo extremista que controla o país, no domingo (8). 

O tremor principal ocorreu a 30 quilômetros a noroeste da cidade de Herat no sábado (7) e foi acompanhado por oito potentes tremores secundários. 

- Anúncio -

O porta-voz do governo talibã, Zabihullah Mujahid, informou: “2.053 mártires morreram em 13 localidades. 1.240 ficaram feridos e 1.320 casas foram totalmente destruídas”. O número de fatalidades aumentou significativamente em relação ao dia anterior, quando foi reportada a morte de mais de mil pessoas.

Em Sarboland, próxima ao epicentro, as buscas por sobreviventes continuam. Dezenas de casas foram destruídas e muitos esperam por notícias de entes queridos. 

Destaques sobre *** por e-mail

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que o número de vítimas pode crescer à medida que as operações de resgate avançam. O terremoto provocou pânico em Herat, cidade com cerca de 1,9 milhões de habitantes e a 120 km a leste da fronteira com o Irã.

Pelo Facebook, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) Afghanistan informou que uma das principais preocupações é a falta de água potável para as famílias afetadas, além de abrigo, comida e remédios.

Historicamente, o Afeganistão é atingido por frequentes sismos, sobretudo na cordilheira Hindu Kush. Nas proximidades fica a junção entre as placas tectônicas da Índia e da Eurásia. Em 2022, dois outros terremotos causaram grande devastação e perda de vidas na região.

Em fevereiro deste ano, terremotos que atingiram a Turquia e a Síria deixaram mais de 50 mil mortos. O tremor principal deteve 7,8 graus na escala Richter.

Já em maio, um terremoto de magnitude 6,2 graus na escala Richter atingiu Tóquio, no Japão. Na ocasião, a Agência Meteorológica do Japão informou que o epicentro do tremor de terra ocorreu a uma profundidade de aproximadamente 50 quilômetros nas águas do Pacífico, na costa de Chiba, província a 40 quilômetros da capital.

Um vídeo mostra o momento em que soou um alerta de “forte terremoto” na Disney da cidade. Nas imagens, é possível ver que as pessoas se abaixam na rua, longe de construções. Não foram registradas vítimas.

No ano de 2011, o Japão foi atingido pelo pior terremoto já registrado no país e um dos maiores do mundo. Chamado de ‘terremoto de Fukushima’ ou ‘Grande Terremoto de Tohoku’, o abalo sísmico ocorreu em março daquele ano.

Com magnitude de 9.1 graus na escala Richter, o terremoto provocou tsunamis e o pior acidente nuclear desde Chernobyl em 1986. Segundo as autoridades, mais de 19 mil pessoas morreram e 2.500 nunca foram encontradas.

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

Mulher morre após usar Ozempic para emagrecer na Austrália

Uma mulher de 56 anos morreu após usar os medicamentos Ozempic e Saxenda  com o objetivo de emagrecer antes do casamento de sua filha....

Tesouro romano é descoberto por mergulhador amador no mar de Sardenha

Um impressionante tesouro romano foi descoberto por um mergulhador no fundo mar Mediterrâneo na costa nordeste da Sardenha, na Itália. Trata-se de um rico...

Apresentador de rádio é assassinado em transmissão ao vivo nas Filipinas

O apresentador de rádio Juan Jumalon, de 57 anos, foi assassinado durante uma transmissão ao vivo nas Filipinas. Ele foi surpreendido pelo atirador enquanto...

Pedestre toma choque em lixeira de SP; imagens impressionantes

Um pedestre sofreu um choque elétrico ao encostar em uma lixeira na Rua das Flechas, Jardim Prudência, em São Paulo, na última segunda-feira (30)....
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis