Carregando...

Home Site Página 954

Fifa afirma que Palmeiras já foi campeão mundial: entenda a polêmica!

O Palmeiras está prestes a estrear no Mundial de Clubes e a Fifa voltou a acender uma velha polêmica entre os torcedores: o time já teve ou não o mundial? Bem,  a maioria das pessoas argumenta que não, mas a organização diz que não é bem assim. A entrevista que foi publicada nesta última segunda-feira (07) abordou mais sobre a situação e classifica que os palmeirenses já foram ao menos uma vez campeões, mesmo que não carreguem as estrelas a mais na camiseta. 

A entrevista a Rony conta com a oitava pergunta que fala que o Corinthians e o Palmeiras já foram campeões ao menos uma vez cada e que agora estariam com a oportunidade de superar o rival nos campos. Questionaram a Rony se isso servirá como motivação extra.

As polêmicas sobre ter ou não um mundial duram desde a década de 50 quando  o time estava com um torneio que contava com todos os campeões mundiais  como Juventus (Itália), Sporting (Portugal), Nice (França), Áustria Viena (Áustria), Nacional (Uruguai). Sempre insistiram que tinham o título mundial e até mesmo disputaram por ele nos anos de 2002 até 2005. Mas, torcedores de outros times sempre negaram sobre essa possibilidade argumentando que não poderia ser contabilizado. 

A fraude da Fifa mostra que os jornalistas e  pessoas que trabalham para a instituição acreditam que houve sim a vitória e que o time deve receber o título. O assunto, entretanto, provocou algumas polêmicas. 

Quais as consequências do embargo dos EUA a Cuba?

Ontem fizeram cerca de 60 anos do embargo dos  Estados Unidos a Cuba, que aconteceu no dia 7 de fevereiro de 1962. O embargo previa que os países não iriam negociar com os socialistas e que não teriam contatos com o meio externo como os outros Estados. Os impactos duram até os dias atuais com a inflação elevada e baixo valor de salário mínimo: apenas 1 kg de carne custa mais do que algumas famílias recebem durante todo o mês. 

Urbano Navarro, um carpinteiro aposentado de 62 anos, argumenta que a falta de alimentos ocasiona no aumento dos preços e que é por isso que a economia pode estar estagnada. Os Estados Unidos, de acordo com ele, não permitem que haja entradas de produtos no país e acaba precarizando até mesmo o acesso à internet. Durante o ano de 2021, vários protestos aconteceram na capital de Havana devido ao fato de que a população que vivia em zonas maia afastadas não tinham acesso a dados móveis e nem a energia elétrica devido a falta de materiais para isso. 

Cuba e Biden

Mesmo com a administração de Joe Biden, atual presidente dos Estados Unidos, não se fala sobre a possibilidade de retirar o embargo. Durante a administração de Donald Trump, foram protocolados alguns pedidos para a retirada, mas sem sucesso. Os países de todo o mundo defendem isso, exceto o atual Brasil que vem sendo administrado por Jair Bolsonaro e que se mostra contra as políticas que são adotadas pelos cubanos. 

‘Chapa Lula-Alckmin está 99,9% fechada’, diz Márcio França

De acordo com Márcio França, é estimado que o vice de Lula para as eleições do ano de 2022 que estão previstas para acontecer no mês de outubro seja o ex-governador Geraldo Alckmin no PSB. No entanto, a única coisa que estaria faltando para comprovar que ele foi o escolhido seria um anúncio público. A mídia também desconfia de que Alckmin será o escolhido devido aos encontros frequentes que ele o petista está tendo nos últimos meses. A parceria entre os dois seria uma forma de centralizar os grupos de esquerda em apenas uma chapa e, assim sendo, conseguir ganhar uma quantidade de votos satisfatória para as eleições em que devem concorrer contra Bolsonaro. 

De acordo com uma pesquisa que foi publicada pelo Datafolha no ano de 2021, as taxas de rejeição do presidente da República, Jair Bolsonaro, aumentaram para cerca de 58% nas zonas periféricas devido ao fim de programas sociais como auxílio emergencial. E, como forma de reverter a situação, o atual governo decidiu criar um novo programa que tinha as mesmas bases que o Bolsa Família mas que acabava pagando valores maiores, saindo assim de R$ 190 para cerca de R$ 400 até o final de 2022. 

Outro candidato forte é o Moro. No entanto, ultimamente o ex-juiz vem sendo investigado por ter ido contra o interesse público ao defender empresas que estavam passando por recuperação fiscal e que haviam sido denunciadas pela Lava Jato. É estimado que somente em um mês ele tenha recebido R$ 800 mil e não declarou os valores.

Motociclista fica ferida ao se enroscar em fio pendurado em Itaituba, Pará

Uma mulher chamada Sarah Lopes ficou ferida neste último domingo (06) enquanto estava tentando atravessar a Raimundo Preto, em Itaituba, sudoeste do Pará. O acidente, de acordo com ela, aconteceu devido ao fato de que havia um fio preto no meio da estrada que estava pendurado e acabou enroscado em seu pescoço no mesmo momento em que estava pilotando.

 Alguns internautas que souberam do caso  comentaram: “que perigo! Imagina então se fosse um fio de pipa? Hoje ela nem estaria mais viva. É função da prefeitura garantir a segurança da população no trânsito e impedir que as pessoas tenham problemas como fios enroscados. Mas, nem isso eles fazem!”

No mesmo dia, a cidade de Itaituba, no Pará, também enfrentou o naufrágio de ao menos 4 homens que estavam saindo para pescar. As buscas  continuaram acontecendo na última segunda-feira (07) quando encontraram apenas três dos homens. O corpo de Bombeiros não informou sobre a saúde deles e se ainda estavam vivos. No dia do  acidente, conseguiram encontrar as bóias dos barcos flutuando sobre a água. 

A mulher afirmou que no momento em que o fio ensinou sobre o seu pescoço, ela acabou sendo puxada para trás enquanto caiu da moto. Em entrevista, afirmou que sentiu que iria morrer devido às dores no corpo mas que foi levada a tempo para receber todo o atendimento médico e evitar coagulação. As pessoas que estavam no local afirmam que a Sara estava seguindo todas as normas de trânsito e também tinha um capacete. 

Kita Maciel declara apoio a Dimas

Nesta segunda-feira (07), Ronaldo Dimas se filiou ao Podemos para as eleições que devem acontecer ainda no ano de 2022, a partir do mês de outubro. É estimado que haja a votação tanto para governadores quanto para presidente. No campo da presidência, o Brasil deve contar com os principais candidatos, sendo Moro, Bolsonaro e Lula. Recentemente, Moro foi acusado de defender judicialmente empresas que estariam fazendo parte das denunciadas pela Lava Jato e, assim sendo, ir contra os interesses públicos do TCU. Tribunal de Contas da União. 

A reunião com Dimas aconteceu com Kita Maciel, suplente de deputado estadual, defensor público e professor universitário e decidiram firmar uma chapa. No evento, a mulher de Ronaldo também compareceu e se mostrou feliz com a associação que o esposo estava realizando. Vale salientar que o evento foi programado para acontecer em um evento da cidade. 

Kita Maciel se manifestou sobre a escolha e disse que Dias foi o selecionado pelo partido devido à forma como ele lida com os conflitos internos e as coisas no geral. De acordo com Maciel, esperam que seja uma parceria promissora e que ele seja um dos candidatos mais fortes para as eleições em 2022. 

José Alves Maciel, o Kita Maciel, se tornou conhecido pelo fato de ter sido vereador entre os anos de 2004 e 2012. Ele está há anos na política brasileira e, devido a isso, tem bastante experiência quando se trata de resolver conflitos. Seu perfil político é voltado para o centro. 

O que se sabe sobre o naufrágio em Itaituba, Pará?

Neste domingo (06), uma embarcação com ao menos quatro pessoas afundou em Itaituba, no sudoeste do Pará. E, ainda durante a última segunda-feira (07), era estimado que os bombeiros estivessem fazendo a procura dos sumidos, encontrando apenas três deles até o fechamento desta matéria. Um dos ocupantes da embarcação foi encontrado por um pescador mas não teve o seu estado de saúde revelado. 

Vale salientar que as buscas começaram a partir do último domingo (06) quando as famílias sentiram a falta dos membros. Dentro das embarcações, eles estavam levando alguns coletes salva vidas que foram encontrados boiando no mar. Tanto o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil emitiram uma nota falando sobre o fato de terem sido acionados para resolver a situação, mas não deram mais explicações sobre o assunto. 

Até essa terça-feira (08), mais informações não foram liberadas e o Jornal Social continua acompanhando o caso. 

Mais notícias em Itaituba, Pará

Nesta terça-feira (08), há o início dos pagamentos do abono salarial do PIS e Pasep para os grupos com o final do NIS 1 ou que nasceram em janeiro. Para saber se tem direito, basta baixar o aplicativo do Caixa TEM e fazer o login ou então, ver quais são as regras impostas pela Caixa: está há cinco anos inscrito no sistema de abono salarial, ter recebido a média salarial inferior a dois salários mínimos no ano de 2020 por mês e ter atuado ao menos um mês completo com a carteira de trabalho assinada.

Brasil ocupa topo do ranking dos países com juros mais altos

Na semana passada, o Comitê de Política Monetária do Banco Central aumentou a taxa de juros básica da economia brasileira de 9,25% ao ano para cerca de 10,075% ao ano. O que passou a ser positivo para os investidores que aplicam principalmente na renda fixa e Tesouro Direto. No entanto, os economistas alertam sobre os riscos de estagnação econômica visto que as empresas tendem a pedir menos empréstimos e financiamentos e o mesmo serve para as pessoas físicas. Ficou ainda mais caro ter que pedir empréstimo e dinheiro emprestado dos bancos. E, de acordo com o Jornal Nacional, o Brasil está entre os dez países com os juros mais altos nesta pandemia. 

A decisão do Banco Central em aumentar as taxas de juros aconteceu em um momento em que o dólar estava passando por variações negativas e começou a flertar com o R$ 6. Por isso, tornou-se necessário começar a pensar em formas de atrair investidores para o Brasil. Outro aspecto que vem incentivando a COPOM é em relação ao fato de que a inflação do ano de 2021 terminou em 10,06% ao ano, um dos maiores valores desde o ano de 2015 durante o governo do Partido dos Trabalhadores, PT. 

Em escala internacional, o Brasil está apenas atrás de países como Rússia, Colômbia, Chile e México em relação à alta da taxa de juros. Os últimos dados em relação à Rússia são de que teriam elevado a taxa para cerca de 7,5% somente no ano de 2021 até outubro. 

Tamanduá-bandeira é resgatado em SP: “estava em risco de extinção!”

Neste último sábado (05), um tamanduá-bandeira foi resgatado em Monte Alto, cidade do estado de São Paulo.  De acordo com os ambientalistas que atenderam o animal, a espécie está em risco de extinção.  A Brigada de Incêndio também teve que participar de todo o resgate do animal após ter sido notificada por moradores da região. 

O tamanduá-bandeira foi buscado por cerca de 12 horas após ter sido  atropelado por um automóvel.  Ele recebeu os primeiros socorros e teve que ser levado para o Bosque Municipal Fábio Barreto, em Ribeirão Preto (SP), onde estaria protegido contra os riscos da estrada e das pessoas que passam sobre o local em que aconteceu o acidente. Neste Bosque, ele deve receber alimentação diária. 

Um dos veterinários que prestaram depoimentos para o G1 afirmou que o animal teve que ficar internado durante a noite toda e que chegou até mesmo a ter fraturas internas e hemorragia. Logo, acabou deixando a equipe ainda mais preocupada sobre os riscos de não conseguir socorrer o animal. 

Samuel, que trabalha como ambientalista, argumenta que o animal teve que ser levado ao bosque somente nesta segunda-feira (07) após ter se recuperado.  O estado do bicho ainda está sendo considerado grave e devem continuar o acompanhando nos próximos dias para garantir que está conseguindo se alimentar e cumprir com todas as suas funções. 

O ambientalista argumenta que por ser um tamanduá-bandeira jovem, ele deve ser salvo para que haja novas procriações e diminua os riscos de extinção no Brasil

Starlink: veja preços de internet da empresa de Elon Musk para brasileiros

Elon Musk, dono da Starlink, recebeu a permissão do Brasil para instalar satélites em todo o país  que permitiria que as pessoas que moram em zonas rurais e em locais menos acessíveis tivessem acesso à internet. No entanto, os preços não estão entee os mais baratos: eles foram liberados nesta semana e o plano anal tende a chegar na faixa de R$ 11 mil. Em suma, a mensalidade do serviço é de R$ 530 e os equipamentos, que estão previstos para serem importados dos Estados Unidos, devem custar mais de R$ 2,6 mil. Por fim, vale salientar que existe ainda o processo de frete e o manuseio que chega a R$ 300. 

De acordo com Thiago Ayub, Diretor de Tecnologia na Sage Networks, o preço pode ser ainda maior visto que a alfândega no Brasil pode tributar em até 60% do valor do produto caso sejam itens de tecnologia e internet como celulares, computadores e outros. A promessa da Starlink é que até o ano de 2023 devem chegar a regiões que são mais remotas no país e, assim sendo, com maior número de usuários  é estimado que o valor acabe ficando mais em conta após esse primeiro ano. 

A empresa do bilionário Elon Musk promete que haverá o retorno de 500 Mb/s mas acaba saindo mais caro porque essa quantidade de internet no brasil custa na faixa de R$ 200 – mas o preço pode variar de acordo com cada região.  No Brasil, também existe a possiblidade do governo pagar a internet. 

Documentos que defendem arquivamento do processo de Moro somem

Nesta semana, houve a divulgação de Dantas de que documentos que defendem a arquivação do processo de Moro teriam sumido e que esse tipo de acontecimento não deve ser recorrente. Ele se mostrou desconfiado com a  situação. Este documento tem relação com a consultoria Alvarez & Marsal em que o juiz realizava projetos em que auxiliavam as empresas que estavam sendo denunciadas pela Lava Jato na recuperação fiscal, ou seja, estava indo contra o interesse público. É estimado que somente no mês de fevereiro do ano de 2021, ele tenha recebido o valor de R$ 811 mil. 

Ao ser questionado sobre os valores que recebia da consultoria, na qual estava trabalhando como pessoa jurídica para comprovar que não tinha vínculos empregatícios, o mesmo disse a uma jornalista do jornal Extra que houve apenas um erro material na emissão de nota fiscal e que não recebeu esse valor. 

O TCU já voltou a discutir nesta semana sobre a possibilidade de que os bens do advogado fiquem trancados até que a situação seja resolvida. O argumento é de que Moro não declarou os valores que recebeu das consultorias e, devido a isso, estaria sonegando uma quantidade elevada de impostos. 

Moro é um dos candidatos para a presidência da República no ano de 2022 e deve concorrer contra Bolsonaro e Lula, que são dois pólos da política brasileira. De acordo com o Datafolha recente e o Poder Data, ele conta de 8 até 10% de intenções de votos apenas. 

×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis