Carregando...

Home Site Página 981

Moro diz que irá privatizar a Petrobras se for eleito em 2022

Sérgio Moro é um dos pré candidatos  para presidente da República durante o ano de 2022, as eleições estão previstas para acontecer somente durante outubro. De acordo com ele, seu principal plano para os próximos anos seria propor a privatização da Petrobras, assim como Jair Bolsonaro tentou durante esse tempo em que está em seu mandato. No entanto, os projetos acabam sendo barrados devido a falta de apoio dos grupos de oposição. O ex-juiz também argumentou que os bancos estatais também devem ser privatizados para melhor concorrência de mercado. 

O anúncio foi dado em uma de suas palestras para empresários em São José do Rio Preto (415 km de São Paulo). Ele afirmou em algumas de suas falas que a Petrobras já foi uma marca positiva para o país, mas que acaba sendo um atraso nos dias atuais, que não vale mais a pena manter. Como forma de substituir a produção de energia, mostrou o interesse em energia sustentável como a solar e a eólica, que podem ser benéficas para o meio ambiente a curto e longo prazo. 

Entre os anos de 2014 e 2018, Moro foi um dos juízes responsáveis por julgar as ações de corrupção que estavam sendo investigadas na Petrobras. No entanto,  ao menos 8 delas foram anuladas devido a questões superiores. O futuro candidato para as eleições deixou o cargo durante o ano de 2018 para a prática de magistratura em que deveria assumir cargos ao lado do atual presidente da República, Jair Bolsonaro. 

Moïse: Em 6 anos, 5 congoleses foram mortos no Brasil, embaixada denuncia assassinatos

Moïse Kabamgabe foi o quinto congolês que foi morto nos últimos seis anos no Brasil. Ele foi morto na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, durante a última semana, com cerca de 30 pauladas. Sua mãe afirmou que o filho estava sempre reclamando que o patrão não  estava com o pagamento em dia e que, no dia em que  foi assassinado, disse que iria exigir os seus direitos perante a lei. 

Após o caso, o embaixador do Congo no Brasil, Mutombo Baka Wa Senda, afirmou que entrou em contato em todas as mortes com o Itamaraty, mas que nunca recebeu nenhum retorno que explicasse o porquê os assassinatos estão acontecendo no Brasil. De acordo com o embaixador, teria enviado uma carta para o Rio de Janeiro solicitando que a justiça fosse feita e que finalmente encontrassem os culpados para que fossem punidos. 

O Itamaraty, entretanto, se manifestou para o G1 e disse que estava amamentando o fato da morte do homem durante a última semana e que estavam realizando todos os esforços necessários para que encontrassem quem foi o culpado da realização do crime. 

Em um vídeo liberado nas redes sociais, Moïse acabou sendo espancado até a morte por cinco homens. No entanto, devido a falta de qualidade que os materiais possuem, a Polícia Militar ainda não conseguiu descobrir quais foram os culpados pelo crime. O corpo foi encontrado sem vida com os braços e as pernas amarrados próximo ao local em que trabalhava.

 

Ganhadeiras de Itapuã realizam show gratuito em Salvador: homenagem a Iemanjá

Nesta quarta-feira (02), está sendo comemorado o dia de Iemanjá e, devido a isso, as Ganhadeiras de Itapuã devem fazer um show ao vivo e totalmente gratuito no shopping de Salvador, na Bahia, em forma de comemoração. A apresentação está prevista para começar no Central – Piso L1, no Salvador Shopping, a partir das 17 horas e tem a duração de até duas horas. No local, também será possível comprar alimentos e levar crianças menores de idade. 

É tradicional da Bahia comemorar o dia 02 de fevereiro nas praias do Rio Vermelho. No entanto, foi anunciado que elas estariam fechadas durante o ano de 2022  nestes festejos como forma de evitar que haja a aglomeração e maior contágio da Covid-19. O Brasil está enfrentando um novo pico e já conta com mais de 25 milhões de casos registrados em apenas 23 meses, estando entre os cinco países com o maior número de mortes e contágios. 

O grupo das “Ganhadeiras” já estão atuando nas rodas de samba desde o ano de 2004 e já fazem parte da tradição baiana, trazendo uma série de verdades todos os anos   e até mesmo atraindo fãs de todo o Brasil com as músicas que fazem referência a religiões africanas que vieram para o Brasil durante o tráfico negreiro para a escravatura. 

Agora, o grupo é considerado um dos mais importantes na cultura popular brasileira, que está na expectativa da gravação do segundo álbum, que deve ser lançado ainda este ano. As apresentações vão do dia 8 de janeiro a 28 de fevereiro de 2022. 

BR-282: violento acidente ocorre com colisão frontal entre caminhões

Durante as 06h15 desta quarta-feira (02), ocorreu um violento acidente na BR-282, em Alfredo Wagner, entre dois caminhões que tiveram a colisão frontal. Um deles acabou sendo morto e outro ficou gravemente ferido. O trânsito não foi bloqueado totalmente na região, no entanto, ficou na metodologia de siga e pare para dar espaço para ambas as pistas no momento de transição. A ambulância teve que ser chamada até o local para levar as vítimas. 

A vítima que morreu na hora já teve a sua identidade confirmada e estava dirigindo o Fiat Ducato Maxicargo, com placas de São José. Tinha cerca de 48 anos e era um caminhoneiro.  As autoridades já compareceram no local também para remover os restos do caminhão e as partes que foram jogadas sobre a  pista. É estimado que a partir das 10 horas o trânsito estava fluindo normalmente sobre a região sem nenhuma parada. 

Ainda na BR-282, em Santa Catarina, um jovem de apenas 22 anos que estava dirigindo um Fiat Uno acabou morrendo em um acidente de trânsito neste mesmo dia. De acordo com os especialistas que compareceram ao local, o carro teria capotado e batido em uma árvore. 

Essa matéria está em estado de atualização. Portanto, acompanhe o Jornal Social para se manter atualizado sobre o caso durante essa quarta-feira (02). Leia outras notícias do nosso portal: são mais de 40 publicações diárias para manter os leitores sempre atualizados. Temos conteúdos que variam desde notícias variadas até entretenimento.

Feriado de Navegantes: o que abre e o que fecha nesta quarta? – 02 de fevereiro

O feriado de Nossa Senhora de Navegantes é comemorado em Porto Alegre durante essa quarta-feira (02). Devido a isso, alguns serviços e horários de funcionamento foram alterados, apesar do fato de que a festa não deve ser realizada  nestes anos devido à tentativa da cidade em diminuir os casos da Covid-9 e de aglomeração.  Neste artigo, portanto, o Jornal Social pretende abordar um pouco mais sobre o que deve abrir e o que fecha na cidade durante o dia. 

Postos de atendimento de saúde

Os postos de atendimento de saúde devem estar operando apenas em estados de emergência na modalidade de plantão. Por isso, é recomendado que os moradores de Porto Alegre acessos os seguintes locais caso seja necessário: PA Cruzeiro do Sul (rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza), PA Bom Jesus (rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus) e, por fim, PA Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Remião, 5120, parada 12, Lomba do Pinheiro). 

Comércio – feriado

Os horários do comércio devem funcionar das 09 até as 19 horas. No entanto, vale salientar que é recomendado que os colaboradores das empresas estejam cumprindo todas as regras do que é previsto pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Em suma, algumas empresas que não trocarem os dias de folga dos seus funcionários, devem pagar a hora extra durante o tempo que for trabalhado neste dia. Também existe a alternativa de trocar os dias caso seja acordado com o colaborador.

Cordovil e Brás de Pina, RJ: PM faz operação e há troca de tiros

A Polícia Militar estava realizando uma operação na região de Cordovil e Brás de Pina, RJ, durante a madrugada desta quarta-feira (02)  contra forças de traficantes que estavam atuando na região com a venda de drogas. No entanto, devido ao excesso de trocas de tiros, pessoas que estavam em trens tiveram que se abaixar como forma de fugir das balas em excesso. 

De acordo com os moradores da região, é estimado que durante a última terça-feira (01) um adolescente de apenas 17 anos tenha sido baleado na região devido a troca de tiros também da Polícia Militar e acabou morrendo antes mesmo que fosse socorrido nos hospitais. O tiro acabou atingindo a sua cabeça. 

Os policiais argumentam que nesta semana também houve a prisão de criminosos que estavam com mandado de prisão aberto e que fugiram da polícia durante algumas semanas.  

Rio de Janeiro (RJ) – mais notícias da semana 

Durante a última segunda-feira (31), os moradores do Rio de Janeiro (RJ) que estão cadastrados no Cadastro Único puderam ter acesso ao valor do Auxílio Brasil que foi destinado para o final do NIS 0. O valor é de R$ 400 e é pago uma vez por mês pelo Ministério da Cidadania somente para as famílias que estão vivendo com a renda mensal inferior a R$ 200. Os grupos de beneficiários também podem ter acesso ao valor do Vale Gás de R$ 52 que é fornecido a cada dois meses com o objetivo de auxiliar na compra de metade de um botijão. 

São Vicente: como está a greve dos motoristas de ônibus?

Durante a última terça-feira (01), os motoristas de ônibus de São Vicente começaram uma greve em que devem funcionar de modo parcial durante o dia e de 100% nos horários de pico. Em suma, a decisão foi tomada após uma ordem judicial como forma de garantir que os trabalhadores do setor não iriam prejudicar os passageiros que precisam andar de ônibus todos os dias para trabalhar. 

O serviço já contou com uma paralisação durante o dia 21 de janeiro mas teve que parar após uma audiência com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), quando realizaram uma negociação com o setor e o juiz pediu que eles esperassem até o dia 31 de janeiro para começar uma nova greve  se a situação em que eles estavam solicitando não fosse atendida.

O grupo estava pedindo um aumento do salário de acordo com a inflação que terminou o mês de dezembro a 10,06% ao ano e  também deseja um aumento real do vale alimentação. A empresa também havia prometido que os colaboradores do setor teriam direito ao plano de saúde, mas não cumpriu com nada do que foi acordado. 

São Vicente tem histórico de greves

Os funcionários do Otrantur haviam começado uma greve no dia 10 de janeiro com o argumento de que os salários estavam atrasados desde o dia 30 de dezembro e que queriam receber os valores que deveriam ser pagos pela marca.  Deste modo, no mesmo dia em que o movimento começou, nenhum ônibus saiu da garagem e muitos moradores da cidade de São Vicente foram prejudicados.

Decreto Piauí: eventos e carnaval estão proibidos em 2022

Um novo decreto publicado no Diário Oficial do Estado durante a última terça-feira (01) proíbe que os moradores do estado do Piauí realizem festas públicas e até mesmo o Carnaval neste ano enquanto não estiver toda a população vacinada contra o vírus da Covid-19.

O objetivo é incentivar a vacinação visto que pode diminuir o número de pessoas internadas em leitos de UTI, Unidade de Terapia Intensiva. Pesquisas já mostram que ao menos 79% dos internados foram internados devido ao fato de que não estavam em dia com a vacinação. Ou seja, que deixaram de tomar uma das doses ou que não tomaram nenhuma delas. 

O texto também argumenta que os bares, que não se tratam de serviços essenciais, deverão exigir que os seus clientes tenham o comprovante de vacinação em dia para que possam entrar no local. Caso a regra não seja cumprida, o estabelecimento pode sofrer com a aplicação de multas caso seja denunciado para a fiscalização e realmente seja comprovado que não há a exigência do comprovante que mostra  que os visitantes estão em dia com a vacinação. 

O decreto do Piauí pode ser acessado através deste link e determina que todas as festividades estejam vedadas e que os estabelecimentos ocupem apenas 70% de todos os lugares, sendo necessário deixar as mesas mais afastadas para garantir que não haverá o contágio entre os clientes. Os desfiles e os blocos de carnaval estão estritamente proibidos enquanto não houver uma diminuição dos casos de infectados e aumento das vacinações em dia. 

Casos da Covid-19 em crianças estão aumentando

A Secretaria de Saúde Manhuaçu afirmou que os casos da Covid-19 em crianças de 0 até 9 anos está aumentando de forma expressiva na cidade, sendo cerca de 130 positivos somente entre os dias 22 e 31 de janeiro de 2022. No entanto, esse número acaba sendo maior que o esperado visto que durante todo o ano de 2021, houve o registro de 237 crianças infectadas. 

Foi informado pela prefeitura que a vacinação em crianças de 05 até 11 anos de idade já é uma realidade em todo o estado e que, por isso, pretendem fazer com que ao menos uma parcela da população desta faixa etária receba a primeira dose antes do início do ano letivo. O estado de Minas Gerais  está na lista dos cinco deles com o maior número de casos de infectados, perdendo apenas para São Paulo, que tem mais de 4,4 milhões de casos registrados em 23 meses junto a marca de quase 160 mil vidas perdidas no mesmo período. 

O estado de Minas Gerais também vem analisando formas de garantir que todas as crianças sejam vacinadas em dia. E, para isso, podem passar a exigir o comprovante de vacinação nas escolas, como está previsto para acontecer em São Paulo a partir do segundo bimestre. A vacina não consegue barrar a variante da Covid-19, mas acaba sendo uma alternativa para que as crianças tenham os efeitos menores caso sejam infectadas pelo vírus e, deste modo, não precisem ser internadas em leitos de UTI, Unidade de Terapia Intensiva. 

Bolsonaro é atacado com ovos em visita ao Rio de Janeiro

Durante a última segunda-feira (31), enquanto Jair Bolsonaro estava em visita ao Rio de Janeiro, um homem foi preso ao tentar jogar um ovo sobre o presidente. Jair estava de passagem na região onde  a partir de então deveria seguir para São João da Barra onde haveria o lançamento da termelétrica de GNA 2. Depois do ato, o homem teria sido encaminhado para a Polícia Federal para prestar os devidos depoimentos e explicar a situação. 

Nesta terça-feira (01), o presidente da República voltou a atacar Luiz Inácio Lula da Silva que é um dos seus principais concorrentes para as eleições do ano de 2022 que estão previstas para acontecer durante o mês de outubro. As intenções de votos já mostram que o membro do Partidos dos Trabalhadores, PT, está entre as primeiras colocações e conseguiria vencer em primeiro turno. 

Bolsonaro vem perdendo as taxas de aprovação entre os grupos mais pobres e, por isso, desenvolveu o Auxílio Brasil 

O Auxílio Brasil foi criado durante o mês de novembro do ano de 2021 como forma de substituir o antigo Bolsa Família e o Auxílio Emergencial. Com a aprovação da PEC dos Precatórios  durante o mês de dezembro, foi possível que o valor do programa social fosse alterado em cerca de 100%, saindo de R$ 190 para cerca de R$ 400 por mês para o grupos beneficiados que estão inscritos no Cadastro Único e possuem a renda inferior a R$ 200 por pessoa. Em suma, o valor de R$ 400 está previsto para ser pago até o final do ano de 2022. 

×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis