Carregando...

Atriz Claudia Jimenez morre aos 63 anos vítima de insuficiência cardíaca

Famosa pelos personagens ‘Dona Cacilda’, da ‘Escolinha do Professor Raimundo’ e de ‘Edileuza’ de ‘Sai de Baixo’, a atriz estava internada no Hospital Samaritano, no bairro de Botafogo. 

Por Renata Nicolli

- Anúncio -

A atriz Claudia Jimenez morreu neste sábado (20), no Rio de Janeiro (RJ), aos 63 anos, vítima de insuficiência cardíaca.

Famosa pelos personagens ‘Dona Cacilda’, da ‘Escolinha do Professor Raimundo’ e de ‘Edileuza’ de ‘Sai de Baixo’, a atriz estava internada no Hospital Samaritano, no bairro de Botafogo. 

- Anúncio -

Sua luta com problemas no coração começou ainda em 1986, quando descobriu que tinha um tumor maligno no mediastino, atrás do coração. Na época, Claudia chegou a ser desenganada, mas o diagnóstico não se cumpriu e a atriz curou-se da doença.

Apesar da cura, as sessões de radioterapia lhe causaram outros problemas de saúde. De acordo com médicos que cuidaram da atriz, o tratamento pode ter afetado os tecidos do coração, o que obrigou Claudia a fazer três cirurgias no coração ao longo dos anos

Destaques sobre *** por e-mail

O coração da atriz Claudia Jimenez

A primeira cirurgia no coração da atriz foi em 1999, quando ela colocou cinco pontes de safena. Posteriormente, em 2012, Claudia fez uma cirurgia de substituição da válvula aórtica por uma versão sintética. Em 2014, chegou o momento de colocar um marca-passo

Em uma entrevista inspiradora para o Fantástico em 2014, meses após sua última cirurgia, Claudia Jimenez afirmou que fazia qualquer coisa para continuar viva.

Maturidade faz você ficar mais bacana. Às vezes, eu percebo que, internamente, não estou legal, eu vou em busca de alguma coisa que me faça ficar legal. Tem gente que fala assim para mim: ‘Ai, como você é frágil’. Eu falo: ‘Frágil? Eu sou a pessoa mais forte que eu conheço’. 

Chegam perto de mim e falam: ‘Vamos trocar válvula aórtica’. Eu falo: ‘Ok, vamos’. ‘Vamos fazer cinco pontes de safena’. ‘Ok, vamos’. ‘Botar o marca-passo’. ‘Ok’. Eu faço qualquer coisa para ficar aqui”, enfatizou ela.

Carreira da atriz

Claudia Jimenez nasceu na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 1958. Sua estreia no teatro profissional foi em 1978, na peça ‘Ópera do Malandro’, de Chico Buarque, em que interpretou a prostituta Mimi Bibelô.

Em 1980, o diretor Mauricio Sherman levou a atriz para a TV Globo, e Claudia participou da abertura do ‘Viva o Gordo’, de Jô Soares, e interpretou ‘Pureza’, mulher de Apolo, do bordão ‘Ainda morro disso!’ em ‘Chico City’. 

Em 1990, a atriz viveu a desbocada ‘Dona Cacilda’, uma das alunas da ‘Escolinha do Professor Raimundo’, sendo esse um de seus papéis mais marcantes, com o bordão ‘Beijinho, beijinho, pau, pau’

Além disso, o papel como ‘Dona Cacilda’ lhe rendeu o troféu APCA de melhor atriz comediante em 1991.

Em ‘Sai de Baixo’, Claudia viveu a personagem ‘Edileuza’ em 1996, e seus embates com Caco Antibes, interpretado por Miguel Falabella, marcaram a história da comédia e arrancaram muitas risadas da plateia. 

Entre outras novelas, a atriz atuou em ‘Torre de Babel’ como Bina, em 1998, como ‘Dagmar’ em ‘As filhas da mãe’, em 2001, como ‘Consuelo’ em ‘América’, em 2005, como ‘Custódia’ em ‘Sete Pecados’, em 2007’.

Em 2008, Claudia fez o papel de ‘Violante’ em ‘Negócio da China’, e as personagens ‘Zélia’, em ‘Além do Horizonte’ em 2013, e ‘Lucrécia’ em ‘Haja Coração’ em 2016.

No cinema, Claudia também atuou em ‘Gabriela, Cravo e Canela’, em 1983, em ‘Ópera do Malandro’, de 1986, e em ‘Os Trapalhões no Auto da Compadecida’ em 1987.

A atriz também dublou a personagem ‘Ellie’ em ‘A Era do Gelo’, e ganhou como melhor atriz no Festival de Brasília de 1991 com a personagem ‘Bia’ de ‘O corpo’. 

O último papel de Claudia foi em 2018, com a personagem ‘Bibiana’ do quadro ‘Infratores’, no Fantástico.

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

Médicos retiram 62 colheres do estômago de paciente

Médicos de um hospital privado em Muzaffarnagar, na Índia, retiraram 62 colheres do estômago de um paciente de 32 anos, que precisou passar por...

Larissa Manoela é diagnosticada com síndrome do ovário policístico

Nesta terça-feira (20), a atriz Larissa Manoela revelou ter sido diagnosticada com síndrome do ovário policístico, um distúrbio capaz de mudar o processo normal...

Influenciador Carlinhos Maia anuncia afastamento das redes sociais

O influenciador Carlinhos Maia, de 31 anos, anunciou neste sábado (17) que irá se afastar das redes sociais por tempo indeterminado. De acordo com...

Stênio Garcia pega Covid após desobedecer a esposa: “Estou muito mal”

Stênio Garcia pegou Covid após desobedecer a esposa, Marilene Saade, e não usar máscara para impedir a infecção pelo novo coronavírus. O ator de...
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis