Carregando...

Homem testa positivo para covid-19, varíola dos macacos e HIV

O indivíduo passou cinco dias na Espanha entre os dias 16 e 20 de junho, e  o seu primeiro sintoma após o retorno à Itália foi febre, dor de garganta, fadiga e dor de cabeça.

Por Renata Nicolli

- Anúncio -

Um homem de 36 anos surpreendeu a todos após testar positivo para covid-19, varíola dos macacos e HIV ao mesmo tempo. O caso foi compartilhado na revista científicaJournal of Infection”, e aconteceu na Itália.

De acordo com o que foi apresentado pelo artigo, o indivíduo passou cinco dias na Espanha entre os dias 16 e 20 de junho, e  o seu primeiro sintoma após o retorno à Itália foi febre, dor de garganta, fadiga e dor de cabeça, já testando positivo para coronavírus.

- Anúncio -

Como o homem se contaminou com covid, varíola dos macacos e HIV?

Logo após o teste de covid-19 dar positivo, o homem apresentou erupções no braço esquerdo e outras lesões pelo corpo, e procurou um hospital.

Durante o atendimento no centro médico, o paciente afirmou que já havia tomado duas doses da vacina contra a covid-19, e relatou também que havia tido relações sexuais sem proteção durante sua viagem à Espanha.

Destaques sobre *** por e-mail

No dia seguinte, médicos fizeram um exame de varíola dos macacos, que também resultou em positivo.

Para cessar todas as dúvidas, o hospital fez uma bateria de exames para possíveis Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), e obtiveram resultado positivo para o HIV-1  – a versão mais comum do vírus.

No terceiro dia da sua internação, quase todas as lesões de pele começaram a se transformar em crostas, e no sexto dia os testes seguiram positivos. 

Com a resolução dos sintomas, o homem foi liberado para isolamento em casa, e começou o tratamento de HIV.

“Nosso caso enfatiza que a relação sexual pode ser a forma predominante de transmissão (do vírus monkeypox). Portanto, a triagem completa de DSTs é recomendada após o diagnóstico de varíola dos macacos.

De fato, nosso paciente testou positivo para HIV-1 e, dada sua contagem de CD4 preservada, poderíamos supor que a infecção era relativamente recente”, explicaram os médicos.

Uma das transmissões da varíola dos macacos é a relação sexual desprotegida

transmissão da doença entre humanos se dá por meio do contato direto com secreções respiratórios, lesões na pele, fluidos corporais, além do contato com superfícies ou objetos contaminados.

Segundo Fabiano dos Anjos Martins,  diretor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), o vírus entra no organismo por meio do contato com as lesões.

“INDEPENDENTEMENTE DO TIPO DE LESÃO, POIS TODAS AS FORMAS SÃO POTENCIALMENTE TRANSMISSÍVEIS”, RESSALTA.

Veja abaixo todas as possíveis formas de transmissão da varíola dos macacos:

  • Por contato com o vírus com um animal, pessoa ou materiais infectados – mordidas e arranhões de animais, manuseio de caça selvagem ou uso de produtos feitos de animais infectados;
  • De pessoa para pessoa através do contato direto com fluidos corporais como sangue e pus, secreções respiratórias ou feridas de uma pessoa infectada e durante o contato íntimo;
  • Materiais contaminados que tocaram fluidos corporais ou feridas, como roupas ou lençóis;
  • Da mãe para o feto através da placenta;
  • Da mãe para o bebê durante ou após o parto, pelo contato pele a pele;
  • Pela saliva.
- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

Médicos retiram 62 colheres do estômago de paciente

Médicos de um hospital privado em Muzaffarnagar, na Índia, retiraram 62 colheres do estômago de um paciente de 32 anos, que precisou passar por...

Larissa Manoela é diagnosticada com síndrome do ovário policístico

Nesta terça-feira (20), a atriz Larissa Manoela revelou ter sido diagnosticada com síndrome do ovário policístico, um distúrbio capaz de mudar o processo normal...

Influenciador Carlinhos Maia anuncia afastamento das redes sociais

O influenciador Carlinhos Maia, de 31 anos, anunciou neste sábado (17) que irá se afastar das redes sociais por tempo indeterminado. De acordo com...

Stênio Garcia pega Covid após desobedecer a esposa: “Estou muito mal”

Stênio Garcia pegou Covid após desobedecer a esposa, Marilene Saade, e não usar máscara para impedir a infecção pelo novo coronavírus. O ator de...
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis