Carregando...

Foto inédita de buraco negro localizado ao centro da nossa galáxia é divulgada

A imagem foi capturada através de oito radiotelescópios espalhados por diversos pontos do globo terrestre.

Por Isabella Alvarenga

- Anúncio -

Um buraco negro supermassivo, nomeado como Sagitário A*, localizado ao centro da nossa galáxia, foi visto pela primeira vez em uma imagem.

A foto foi divulgada, nesta quinta -feira (12), pelo Observatório Europeu do Sul (ESO). Confira:

- Anúncio -
Buraco Negro, Via Láctea
Divulgação ESO.

Para a busca do objeto foram utilizados oito radiotelescópios espalhados por diversos pontos do globo terrestre. 

De acordo com comunicado do ESO, embora não seja possível avistar o buraco negro em si, “o gás brilhante que o rodeia revela uma assinatura inconfundível: uma região central escura (chamada sombra) cercada por uma estrutura brilhante em forma de anel.

Destaques sobre *** por e-mail

A nova visão captura a luz que se curva sob a poderosa gravidade do buraco negro, que é quatro milhões de vezes mais massivo que o nosso Sol”.

A foto divulgada nesta quinta-feira (12) envolveu muito trabalho. Foram cerca de cinco anos desde a captação das imagens feitas em 2017, com a participação de mais de 300 profissionais de 80 instituições de diversos países.

Entenda o que é um buraco negro 

Um buraco negro é  entendido como uma espécie de abismo cósmico que suga para si tudo o que se aproxima, a uma determinada distância, dele.

Segundos estudos, isso acontece porque a atração gravitacional desses corpos é extremamente forte.

As astrônomos também apontam que existem três tipos de buracos negros: estelares, intermediários e supermassivos.

Segundo o Space Telescope Science Institute, o centro científico de operações dos telescópios Hubble e James Webb, não é possível dizer quantos buracos negros existem no Universo.

Som buraco negro 

Recentemente, a Nasa divulgou pela primeira vez na história um vídeo com um áudio do som feito por um buraco negro no centro da galáxia de Perseu, localizada a 250 milhões de anos-luz de distância da Terra.

O som foi captado pelo telescópio espacial observatório de raios-X Chandra, lançado em 1999 e “traduzido” por programas de computador.

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

É verdade que comer pizza pode reduzir dores da artrite reumatoide?

Já parou pra pensar como seria incrível se o fato de comer pizza diminuísse dores da artrite reumatoide? Pois bem. Uma investigação realizada por...

Animal marinho com 20 braços é descoberto por cientistas

Cientistas dos EUA e Austrália revelaram a existência de um novo animal marinho com 20 braços nas profundezas da Antártida. Com uma morfologia única,...

Você sabe o que acontece se alguém morrer no espaço?

Já parou para pensar o que acontece se alguém morrer no espaço? Emmanuel Urquieta, docente nas áreas de Medicina Espacial e Medicina de Emergência...

O que é solstício de inverno? Dscubra as curiosidades e significados deste fenômeno

O solstício de inverno é um fenômeno natural que marca o início da estação mais fria do ano no hemisfério sul, como no Brasil,...
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis