Carregando...

Foguete de Elon Musk explode durante teste da SpaceX; assista!

O experimento era transmitido ao vivo quando o incidente ocorreu; o bilionário se pronunciou pelo Twitter

Por Caroline Berticelli

- Anúncio -

Um foguete de Elon Musk explodiu durante um teste em solo da fábrica SpaceX, no sul do Texas, EUA. O incidente ocorreu na segunda-feira (11) e não deixou feridos. 

O teste estava sendo transmitido ao vivo da plataforma de lançamento, pelo canal Nasa Spaceflight, quando uma densa fumaça começou a aparecer na base do foguete. Na sequência, as chamas tomaram conta e é possível ver que a câmera que filmava chegou a balançar com a força da explosão. 

- Anúncio -

Veja o vídeo:

Destaques sobre *** por e-mail

Foguete de Elon Musk é aposta para viagens espaciais 

O foguete de propulsão foi desenvolvido para a aeronave Starship, que é a aposta do bilionário para tornar as viagens espaciais rotineiras aos humanos. Ainda não se sabe o que provocou o incêndio e é possível que devido ao acontecimento, o lançamento da Starship em órbita, previsto para este ano, deva ser adiado. 

A explosão do foguete de Elon Musk foi confirmada pelo próprio magnata no Twitter. 

“Sim, é muito ruim. A equipe está avaliando os danos. No futuro, não faremos um teste de partida com todos os 33 motores de uma vez”, escreveu Musk sobre o fracasso do protótipo.  

Segundo o projeto, a Starship terá o dobro de força do propulsor da nave Saturn V, que levou o homem à Lua. Os planos da SpaceX são se envolver com a viagem que deve levar o próximo homem e a primeira mulher até o satélite natural da Terra, além de usar a aeronave para pousar em Marte e iniciar a colonização humana no planeta. 

Explosão de foguetes e turismo espacial

Entre o final de 2020 e início de 2021, a SpaceX já havia perdido quatro protótipos de naves estelares. Nas ocasiões, as explosões ocorreram durante as tentativas de pouso na reentrada. 

Foi só em maio de 2021, que finalmente a empresa obteve sucesso em um pouso. Já em setembro de 2021, um foguete de Elon Musk estreou o turismo espacial sem o acompanhamento de astronautas. 

Na ocasião,  Falcon 9 foi lançado ao espaço levando a nave Crew Dragon, com quatro pessoas a bordo. Os tripulantes, dois homens e duas mulheres, estavam sozinhos e foram treinados para a viagem por apenas seis meses. Os corajosos foram: 

  • o bilionário Jared Isaacman, de 38 anos, 
  • a médica  Hayley Arceneaux, de 29 anos 
  • o engenheiro Chris Sembroski, de 42 anos
  • a geocientista Sian Proctor, de 51 anos

Depois de três dias em órbita, um passeio pelo espaço e algumas voltas em torno da Terra, a Dragon pousou com segurança.

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

É verdade que comer pizza pode reduzir dores da artrite reumatoide?

Já parou pra pensar como seria incrível se o fato de comer pizza diminuísse dores da artrite reumatoide? Pois bem. Uma investigação realizada por...

Animal marinho com 20 braços é descoberto por cientistas

Cientistas dos EUA e Austrália revelaram a existência de um novo animal marinho com 20 braços nas profundezas da Antártida. Com uma morfologia única,...

Você sabe o que acontece se alguém morrer no espaço?

Já parou para pensar o que acontece se alguém morrer no espaço? Emmanuel Urquieta, docente nas áreas de Medicina Espacial e Medicina de Emergência...

O que é solstício de inverno? Dscubra as curiosidades e significados deste fenômeno

O solstício de inverno é um fenômeno natural que marca o início da estação mais fria do ano no hemisfério sul, como no Brasil,...
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis