Carregando...

Nasa descobre cavernas habitáveis na Lua; entenda!

Segundo a Agência Espacial Norte-Americana, poços encontrados na superfície lunar desembocam em cavernas com temperatura estável e que poderão abrigar seres humanos

Por Caroline Berticelli

- Anúncio -

A Nasa descobriu que é possível viver na Lua graças ao Orbitador de Reconhecimento Lunar (LRO em inglês). A notícia foi vista com animação pelos entusiastas das viagens espaciais, assim como por aqueles que já desejaram largar tudo e ir viver no satélite.

De acordo com a Agência Espacial Norte-Americana, o orbitador encontrou poços lunares com temperaturas adequadas à vida humana, em torno dos 17 °C. Eles são tão importantes porque é impossível aguentar as temperaturas da superfície lunar, que durante o dia chegam a registrar 127ºC e a noite -173ºC. 

- Anúncio -

A Nasa e os locais sombreados da Lua 

A verdade é que os chamados ‘locais sombreados’ da Lua foram descobertos mais de dez anos atrás, em 2009. Mas ainda era necessário entender se esses poços poderiam ser explorados como possíveis lugares de abrigo para astronautas. 

Finalmente, o resultado da pesquisa da foi publicado, em 8 de julho, na revista Geophysical Research Letters e trouxe boas notícias. O estudo mostrou que os poços localizados no satélite natural da Terra tem uma temperatura estável e suportável aos humanos. 

Destaques sobre *** por e-mail

De acordo com o líder da pesquisa, Tyler Horvath, graças aos dados coletados pelo LRO da Nasa foi possível descobrir que entre os mais de 200 poços encontrados, cerca 16 deles provavelmente se tratam de tubos de lava colapsados, os quais podem ter uma parte transformada em cavernas lunares.  

Pelos menos dois deles, vistos como os mais proeminentes, claramente levam até cavernas ou vazios no interior da Lua. Existe ainda um terceiro que está sob investigação e também pode desembocar em uma grande caverna. 

“Os poços lunares são uma característica fascinante na superfície lunar. Saber que eles criam um ambiente térmico estável nos ajuda a pintar uma imagem dessas características lunares únicas e a perspectiva de um dia explorá-las”, disse o cientista Noah Petro, que também participa do projeto. 

De volta às cavernas 

Os cientistas e pesquisadores estão empolgados com a descoberta na Lua que, segundo eles, irá facilitar a exploração humana no satélite.

“Os humanos evoluíram vivendo em cavernas e, para cavernas, podemos retornar quando vivermos na Lua”, declarou o coautor do artigo David Paige. 

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

É verdade que comer pizza pode reduzir dores da artrite reumatoide?

Já parou pra pensar como seria incrível se o fato de comer pizza diminuísse dores da artrite reumatoide? Pois bem. Uma investigação realizada por...

Animal marinho com 20 braços é descoberto por cientistas

Cientistas dos EUA e Austrália revelaram a existência de um novo animal marinho com 20 braços nas profundezas da Antártida. Com uma morfologia única,...

Você sabe o que acontece se alguém morrer no espaço?

Já parou para pensar o que acontece se alguém morrer no espaço? Emmanuel Urquieta, docente nas áreas de Medicina Espacial e Medicina de Emergência...

O que é solstício de inverno? Dscubra as curiosidades e significados deste fenômeno

O solstício de inverno é um fenômeno natural que marca o início da estação mais fria do ano no hemisfério sul, como no Brasil,...
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis