Carregando...

Artemis I: Nasa fará 2ª tentativa de lançar foguete à Lua no sábado (3)

A decolagem precisou ser adiada porque os motores RS-25 do foguete Space Launch System apresentaram falha no resfriamento

Por Caroline Berticelli

- Anúncio -

Após enfrentar problemas nos motores e precisar adiar o lançamento da missão Artemis I na última segunda-feira (29), a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) anunciou que a nova data para enviar o foguete Space Launch System (SLS) e a capsula Orion ao espaço é no próximo sábado (3). 

“A Nasa terá como alvo sábado, 3 de setembro às 14h17 EDT, o início de uma janela de 2 horas, para o lançamento do Artemis I , o primeiro teste integrado da espaçonave Orion da NASA, foguete Space Launch System (SLS) e o sistemas terrestres no Kennedy Space Center da agência na Flórida”, diz uma parte do comunicado feito na terça-feira (30). 

A decolagem irá ocorrer do Centro Espacial Kennedy em Cabo Canaveral, na Flórida. 

- Anúncio -

Ainda conforme a agência espacial, a missão Artemis I precisou ser adiada devido a um problema de resfriamento nos motores RS-25 do foguete. 

 “As equipes não conseguiram resfriar os quatro motores RS-25 para aproximadamente menos 420 graus F, com o motor 3 apresentando temperaturas mais altas do que os outros motores”, explicou a Nasa. 

Os cientistas da Nasa identificaram que um vazamento de hidrogênio foi responsável pela falha e trabalham para que tudo esteja resolvido até o novo dia de lançamento. 

Destaques sobre *** por e-mail

Missão Artemis I, da Nasa

O projeto Artemis é o primeiro programa de volta à Lua, da Nasa, depois de 50 anos. O último foi o projeto Apollo, que ocorreu de 1961 a 1972 e teve como seu momento mais emblemático o pouso do homem no satélite natural da Terra em 20 de julho de 1969, na missão Apollo 17. 

A missão Artemis I enviará a capsula Orion (que fica posicionada na parte superior do foguete SLS) para o espaço, mas sem tripulação. Durante o teste, ela irá viajar por um período de seis semanas em torno da Lua e só então retornará para a Terra. O objetivo é descobrir se o veículo é seguro para que possa transportar humanos na próxima missão. 

Conforme a Nasa, um dos principais desafios da missão Artemis I está no fato de que a nave Orion irá viajar em uma velocidade de quase 40 mil km/h durante seu retorno para a atmosfera terrestre. O que irá submetê-la a uma temperatura que pode chegar a metade do calor do Sol. 

O próximo passo será a missão Artemis II, programada para 2024, que será tripulada, mas os astronautas não irão sair da nave. Somente se tudo correr bem nas duas primeiras missões, é que a partir de 2025, a Nasa irá lançar a fase III do programa: a missão Artemis III, que irá levar a primeira mulher e o primeiro homem negro ao solo lunar. 

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

É verdade que comer pizza pode reduzir dores da artrite reumatoide?

Já parou pra pensar como seria incrível se o fato de comer pizza diminuísse dores da artrite reumatoide? Pois bem. Uma investigação realizada por...

Animal marinho com 20 braços é descoberto por cientistas

Cientistas dos EUA e Austrália revelaram a existência de um novo animal marinho com 20 braços nas profundezas da Antártida. Com uma morfologia única,...

Você sabe o que acontece se alguém morrer no espaço?

Já parou para pensar o que acontece se alguém morrer no espaço? Emmanuel Urquieta, docente nas áreas de Medicina Espacial e Medicina de Emergência...

O que é solstício de inverno? Dscubra as curiosidades e significados deste fenômeno

O solstício de inverno é um fenômeno natural que marca o início da estação mais fria do ano no hemisfério sul, como no Brasil,...
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis