Carregando...

Soneca durante o dia traz benefíco para a saúde cerebral, mas por que?

Os estudos foram realizados pela University College London (UCL) e pela Universidad de la República do Uruguai, e mostraram que pessoas que têm o hábito de cochilar durante o dia apresentam um maior volume cerebral; entenda!

Por Renata Nicolli

- Anúncio -

Tirar uma soneca durante o dia pode ser um hábito saudável para o cérebro, de acordo com pesquisadores. Diferentes estudos têm mostrado os potenciais benefícios do ato para a saúde cerebral, especialmente na prevenção de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

Ao longo do dia, é comum que nossa energia diminua e a sonolência se instale. Essa sensação é natural e, na verdade, nosso corpo tem uma tendência a buscar momentos de descanso.

- Anúncio -

Em crianças, os cochilos são bastante comuns, mas à medida que envelhecemos, o hábito tende a diminuir. Baseado nesta tendência de comportamento, pesquisas recentes sugerem que a soneca diurna pode ser uma parte importante para manter a saúde do cérebro, e, portanto, você pode incluir na sua rotina sem culpa. 

“Nossas descobertas sugerem que, para algumas pessoas, cochilos curtos durante o dia podem ser parte do quebra-cabeça que ajuda a preservar a saúde do cérebro à medida que envelhecemos”, explica Victoria Garfield, da UCL.

Destaques sobre *** por e-mail

Como a soneca durante o dia preserva a saúde cerebral?

Os estudos foram realizados pela University College London (UCL) e pela Universidad de la República do Uruguai, e mostraram que pessoas que têm o hábito de cochilar durante o dia apresentam um maior volume cerebral, pois acredita-se que a soneca possa compensar os déficits de sono e proteger contra a neurodegeneração.

“Encontramos uma associação entre cochilos diurnos habituais e um maior volume cerebral total, o que pode sugerir que cochilar regularmente fornece alguma proteção contra a neurodegeneração ao compensar o sono ruim”, afirmam autores do estudo.

Embora o tempo ideal de uma soneca diurna ainda seja objeto de debate, sugere-se que cochilos curtos, de até 30 minutos, são os mais eficazes e indicados. Dessa maneira, é  importante ressaltar que cochilos excessivamente longos podem estar associados a outros problemas de saúde, como diabetes e obesidade.

Importância do sono para a saúde cerebral

Além do sono desempenhar um papel fundamental na saúde do cérebro, os estudos têm mostrado que a privação do sono e a má qualidade do sono podem levar a problemas de memória, diminuição da função cognitiva e aumento do risco de desenvolvimento de doenças neurodegenerativas.

Porém, além do cochilo diurno, os estudiosos ressaltam que é sempre essencial adotar hábitos saudáveis de sono, como manter uma rotina regular, criar um ambiente propício para o descanso e evitar estímulos antes de dormir.

Espero que estudos como este, mostrando os benefícios para a saúde de cochilos curtos, possam ajudar a reduzir qualquer estigma que ainda exista em relação aos cochilos diurnos”, ressalta Victoria Garfield.

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

É verdade que comer pizza pode reduzir dores da artrite reumatoide?

Já parou pra pensar como seria incrível se o fato de comer pizza diminuísse dores da artrite reumatoide? Pois bem. Uma investigação realizada por...

Animal marinho com 20 braços é descoberto por cientistas

Cientistas dos EUA e Austrália revelaram a existência de um novo animal marinho com 20 braços nas profundezas da Antártida. Com uma morfologia única,...

Você sabe o que acontece se alguém morrer no espaço?

Já parou para pensar o que acontece se alguém morrer no espaço? Emmanuel Urquieta, docente nas áreas de Medicina Espacial e Medicina de Emergência...

O que é solstício de inverno? Dscubra as curiosidades e significados deste fenômeno

O solstício de inverno é um fenômeno natural que marca o início da estação mais fria do ano no hemisfério sul, como no Brasil,...
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis