Carregando...

Asteroide será destruído pela China em treinamento de defesa planetária

O país também anunciou a construção do “sistema de radar de maior alcance do mundo” para monitorar rochas espaciais que se aproximam da Terra

Por Caroline Berticelli

- Anúncio -

Um asteroide será destruído pela China durante um treinamento para defender a Terra contra rochas espaciais com potencial de devastação. A missão está prevista para 2026 e já tem um alvo definido. 

Segundo a Administração Espacial Nacional chinesa (CNSA), o objeto que está na mira é o 2020 PN1. O asteroide foi descoberto em 2020 e as estimativas de seu tamanho o colocam em cerca de 40 metros de diâmetro.

- Anúncio -

É importante ressaltar que não existe nenhum asteroide vindo em direção ao nosso planeta. O projeto faz parte de uma série de investimentos da China para estar preparada caso algum dia isso venha a acontecer. 

Asteroide será destruído pela China com ajuda de foguete

Os novos detalhes da missão de demonstração e teste de verificação do sistema de defesa de asteroides próximos à Terra foram apresentados por Long Lehao, designer-chefe da série de foguetes Long March da China, em um vídeo de divulgação. 

Destaques sobre *** por e-mail

De acordo com o site SpaceNews, “a missão incluirá um impactador e um orbitador separados”. O primeiro impactará o objeto próximo da Terra 2020 PN1 e a última espaçonave fará observações.  

Lehao declarou ainda que um foguete Longa Marcha 3B, que lançou missões de aterrissagem robótica lunar, e é usado para missões em órbita geoestacionária, será utilizado no projeto de destruição do asteroide pela China

Em abril deste ano, a China já havia anunciado planos para tentar alterar a órbita de um asteroide potencialmente ameaçador com um teste de impacto cinético, como parte dos planos para um sistema de defesa planetário inteiro.

Na mesma época, a CNSA também declarou que estava trabalhando em um sistema de alerta precoce e no desenvolvimento de softwares para simular operações contra objetos próximos da Terra, além de testar e verificar procedimentos básicos.

Projeto ‘China Fuyan’

Concomitantemente ao vídeo de Long Lehao, o Instituto de Tecnologia de Pequim anunciou o projeto ‘China Fuyan’, que consiste na construção de uma série de antenas de radar – mais de 20 – para rastrear asteroides, satélites e detritos na órbita da Terra. 

A imprensa do país chamou o projeto de “o sistema de radar de maior alcance do mundo”. 

Asteroide destruído pela China não é o único

Além da missão chinesa, a NASA também está com um projeto para interceptar asteroides que porventura venham em direção à Terra. A missão batizada de DART (Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo) foi lançada em novembro de 2021 e deve levar cerca de um ano até que a nave se choque contra o objeto voador. 

A NASA contará ainda com a colaboração da Agência Espacial Europeia, que irá ajudar na observação do impacto e a determinar os efeitos da colisão. 

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

É verdade que comer pizza pode reduzir dores da artrite reumatoide?

Já parou pra pensar como seria incrível se o fato de comer pizza diminuísse dores da artrite reumatoide? Pois bem. Uma investigação realizada por...

Animal marinho com 20 braços é descoberto por cientistas

Cientistas dos EUA e Austrália revelaram a existência de um novo animal marinho com 20 braços nas profundezas da Antártida. Com uma morfologia única,...

Você sabe o que acontece se alguém morrer no espaço?

Já parou para pensar o que acontece se alguém morrer no espaço? Emmanuel Urquieta, docente nas áreas de Medicina Espacial e Medicina de Emergência...

O que é solstício de inverno? Dscubra as curiosidades e significados deste fenômeno

O solstício de inverno é um fenômeno natural que marca o início da estação mais fria do ano no hemisfério sul, como no Brasil,...
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis