Carregando...

Continentes podem ter sido formados por meteoritos gigantes

Indícios encontrados comprovam que a Terra foi bombardeada por uma grande quantidade de objetos espaciais

Por Caroline Berticelli

- Anúncio -

Um novo estudo da Universidade New Curtin, na Austrália, apontou evidências de que os continentes terrestres se formaram devido a meteoritos gigantes que atingiram o nosso planeta há bilhões de anos. 

A pesquisa da ‘Escola de Ciências da Terra e Planetárias’ foi publicada no periódico Nature, na quarta-feira (10), e veio ao encontro de uma teoria que já existia, mas que tinha poucas evidências que ajudavam a comprová-la. 

- Anúncio -

A Terra é o único planeta conhecido por ter continentes, embora não esteja claro como eles se formaram e evoluíram.

Agora, finalmente, os indícios encontrados pelos pesquisadores australianos comprovam que a Terra foi sim bombardeada por uma grande quantidade de objetos espaciais e que todas essas colisões ajudaram a moldar o formato dos continentes

“Nossa pesquisa fornece a primeira evidência sólida de que os processos que finalmente formaram os continentes começaram com impactos de meteoritos gigantes, semelhantes aos responsáveis ​​pela extinção dos dinossauros, mas que ocorreram bilhões de anos antes”, disse Tim Johnson, da Universidade New Curtin. 

Destaques sobre *** por e-mail

O estudo foi feito a partir de minúsculos cristais de zircão encontrados em rochas do Cráton Pilbara, na Austrália Ocidental. O local é conhecido por ser “o remanescente continental arqueano mais bem preservado da Terra”, onde é possível levantar dados de até 4 bilhões de anos atrás. 

“Ao examinar minúsculos cristais do mineral zircão em rochas do Craton de Pilbara, na Austrália Ocidental, que representa o remanescente de crosta antiga mais bem preservado da Terra, encontramos evidências desses impactos de meteoritos gigantes”, explicou Johnson.  

“Estudar a composição dos isótopos de oxigênio nesses cristais de zircão revelou um processo ‘de cima para baixo’, começando com o derretimento das rochas próximas à superfície e progredindo mais fundo, consistente com o efeito geológico dos impactos de meteoritos gigantes”, completou o cientista. 

Ainda conforme Johnson, que é um dos autores do estudo sobre o impacto dos meteoritos na formação dos continentes, é de extrema importância compreender a formação e a evolução dessas massas de Terra, já que elas abrigam todos os seres humanos, uma grande parte da vida na Terra e significativos depósitos minerais. 

 “Os continentes hospedam metais críticos como lítio, estanho e níquel, e matérias primas essenciais para as tecnologias verdes emergentes necessárias para cumprir nossa obrigação de mitigar as mudanças climáticas”. 

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

É verdade que comer pizza pode reduzir dores da artrite reumatoide?

Já parou pra pensar como seria incrível se o fato de comer pizza diminuísse dores da artrite reumatoide? Pois bem. Uma investigação realizada por...

Animal marinho com 20 braços é descoberto por cientistas

Cientistas dos EUA e Austrália revelaram a existência de um novo animal marinho com 20 braços nas profundezas da Antártida. Com uma morfologia única,...

Você sabe o que acontece se alguém morrer no espaço?

Já parou para pensar o que acontece se alguém morrer no espaço? Emmanuel Urquieta, docente nas áreas de Medicina Espacial e Medicina de Emergência...

O que é solstício de inverno? Dscubra as curiosidades e significados deste fenômeno

O solstício de inverno é um fenômeno natural que marca o início da estação mais fria do ano no hemisfério sul, como no Brasil,...
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis