Carregando...

Foguete Starship, de Elon Musk, explode em teste de voo; conheça mais sobre o foguete mais poderoso já construído

A SpaceX, empresa de Elon Musk, lançou o Starship, o foguete mais poderoso já construído, em um voo teste que resultou em explosão. Conheça mais sobre o foguete e seus objetivos.

Por erlenjr

- Anúncio -

A SpaceX, empresa de Elon Musk, lançou nesta quinta-feira (20) o Starship, o foguete mais poderoso já construído, em um voo teste. Infelizmente, a nave explodiu pouco depois de deixar a base.

O foguete tem 120 metros de comprimento e 9 de diâmetro, sendo projetado para ser totalmente reutilizável e capaz de levar cem pessoas para Marte. O objetivo principal da SpaceX é enviar humanos de volta à lua e, posteriormente, a Marte, o que torna o Starship essencial para o sucesso dessa empreitada.

- Anúncio -

A decolagem do Starship foi considerada um sucesso pela SpaceX, mesmo com a explosão. A empresa ressaltou que o objetivo do teste era possibilitar que o foguete saísse da base de lançamento. Ainda segundo a empresa, a explosão do foguete será útil para melhorar a confiabilidade do veículo em futuros testes.

O Starship é projetado para ser reutilizável, com seus principais elementos não sendo descartados no oceano nem queimando como acontece em outros sistemas de lançamento.

Destaques sobre *** por e-mail

A ideia é que o foguete seja capaz de lançar a espaçonave e retornar ao solo para que possa ser reabastecido e decole novamente em um curto espaço de tempo – reduzindo os custos de todo o processo.

Objetivos da SpaceX com o Starship

O Starship será o foguete responsável por transportar astronautas até a Lua na missão Artemis 3, que deve levar pessoas à órbita lunar em 2025, pela primeira vez em mais de 50 anos – e na missão seguinte, Artemis 4, em que a tripulação botaria os pés no satélite.

A SpaceX também pretende usar seu foguete para transportar satélites da Starlink, seu serviço de internet.

Mas Elon Musk está mesmo de olho em Marte: toda propaganda sobre o foguete gira em torno da possibilidade de, um dia, levar pessoas para viver em colônias marcianas.

O foguete, que é quase duas vezes mais poderoso que o próprio Sistema de Lançamento Espacial (SLS) da Nasa, é capaz de carregar 150 toneladas até a órbita baixa da Terra, tornando-o mais poderoso do que o Saturno V, usado nas missões lunares Apollo, da Nasa, entre as décadas de 1960 e 1970, e seu sucesso moderno, o ​​Space Launch System (SLS).

A SpaceX é conhecida por minimizar contratempos como explosões durante o processo de desenvolvimento de foguetes. A empresa afirma que tais acidentes são a maneira mais rápida e eficiente de coletar dados. Uma abordagem bem diferente da Nasa, que prefere testes lentos e metódicos ao invés de dramáticos.

Próximos passos da SpaceX com o Starship

Apesar da explosão, a SpaceX já está planejando o próximo teste de lançamento do Starship para os próximos meses. A empresa tem um histórico de testes e inovações bem-sucedidas, como o Falcon Heavy, que se tornou o foguete mais poderoso em operação.

Ainda há muito a ser feito e aprimorado para que a SpaceX possa alcançar seus objetivos com o Starship, mas o foguete representa um avanço significativo na exploração espacial e na possibilidade de levar humanos para além da Terra.

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

É verdade que comer pizza pode reduzir dores da artrite reumatoide?

Já parou pra pensar como seria incrível se o fato de comer pizza diminuísse dores da artrite reumatoide? Pois bem. Uma investigação realizada por...

Animal marinho com 20 braços é descoberto por cientistas

Cientistas dos EUA e Austrália revelaram a existência de um novo animal marinho com 20 braços nas profundezas da Antártida. Com uma morfologia única,...

Você sabe o que acontece se alguém morrer no espaço?

Já parou para pensar o que acontece se alguém morrer no espaço? Emmanuel Urquieta, docente nas áreas de Medicina Espacial e Medicina de Emergência...

O que é solstício de inverno? Dscubra as curiosidades e significados deste fenômeno

O solstício de inverno é um fenômeno natural que marca o início da estação mais fria do ano no hemisfério sul, como no Brasil,...
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis