Carregando...

Nasa captura som assustador de buraco negro; ouça!

Durante os 34 segundos uma espécie de gemido gutural parece ser emitido; o som precisou ser amplificado para se tornar audível pelos seres humanos

Por Caroline Berticelli

- Anúncio -

A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) capturou as ondas acústicas que saem de um buraco negro e publicou o som no Twitter. O clipe de áudio teve milhões de visualizações e foi considerado assustador por muitos internautas. 

O som divulgado pela Nasa é de um buraco negro localizado no centro de um aglomerado de galáxias conhecido como Perseu, que fica a cerca de 240 milhões de anos-luz da Terra. 

- Anúncio -

Segundo a Nasa, as ondas sonoras foram identificadas há quase duas décadas, mas foi somente este ano que, pela primeira vez, elas foram extraídas e tornadas audíveis aos seres humanos por um processo chamado sonificação, que transforma dados em elementos sonoros. 

“O equívoco de que não há som no espaço se origina porque a maior parte do espaço é um vácuo, não fornecendo nenhuma maneira para as ondas sonoras viajarem. Um aglomerado de galáxias tem tanto gás que captamos o som real. Aqui é amplificado e misturado com outros dados, para ouvir um buraco negro!”, escreveu a Nasa na publicação. 

O clipe descrito pela Nasa como ‘Black Hole Remix‘ foi lançado pela primeira vez no início de maio para coincidir com a Semana do Buraco Negro, porém, foi o tweet feito no último domingo (21) que realmente chamou a atenção e foi visto mais de 15 milhões de vezes. 

Destaques sobre *** por e-mail

Durante os 34 segundos uma espécie de gemido gutural parece ser emitido. No entanto, especialistas alertam que o som do remix da Nasa não é exatamente o que você ouviria se estivesse de alguma forma ao lado de um buraco negro.  

Ouça o som do buraco negro:

Som precisou ser amplificado 

As ondas sonoras foram descobertas em 2003, quando, após 53 horas de observação , pesquisadores do Observatório de Raios-X Chandra, da Nasa, “descobriram que as ondas de pressão emitidas pelo buraco negro causavam ondulações no gás quente do aglomerado que podiam ser traduzidas em uma nota”. 

No entanto, os humanos não conseguiam ouvir o som porque sua frequência era muito baixa. Conforme a agência espacial, o equivalente a um Si bemol, cerca de 57 oitavas abaixo da nota Dó central de um piano. 

Para que ela pudesse ser ouvida, os astrônomos remixaram o som e aumentaram sua frequência em 57 e 58 oitavas. 

“Outra maneira de colocar isso é que eles estão sendo ouvidos 144 quatrilhões e 288 quatrilhões de vezes mais do que sua frequência original”, completou a Nasa. 

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

É verdade que comer pizza pode reduzir dores da artrite reumatoide?

Já parou pra pensar como seria incrível se o fato de comer pizza diminuísse dores da artrite reumatoide? Pois bem. Uma investigação realizada por...

Animal marinho com 20 braços é descoberto por cientistas

Cientistas dos EUA e Austrália revelaram a existência de um novo animal marinho com 20 braços nas profundezas da Antártida. Com uma morfologia única,...

Você sabe o que acontece se alguém morrer no espaço?

Já parou para pensar o que acontece se alguém morrer no espaço? Emmanuel Urquieta, docente nas áreas de Medicina Espacial e Medicina de Emergência...

O que é solstício de inverno? Dscubra as curiosidades e significados deste fenômeno

O solstício de inverno é um fenômeno natural que marca o início da estação mais fria do ano no hemisfério sul, como no Brasil,...
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis