Rochas encontradas em Marte podem indicar existência de vida no planeta

As amostras foram coletadas pelo robô Perseverance e devem ser trazidas para a Terra em 2033

Por Caroline Berticelli

- Anúncios -

Rochas encontradas recentemente em uma caverna de Marte poderão ajudar os cientistas a entender se o planeta já abrigou vida há bilhões de anos. A descoberta foi feita pelo robô Perseverance, da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa). 

As rochas vulcânicas (também chamadas de ígneas) foram localizadas no fundo da cratera marciana Jezero. A Nasa escolheu o local para ser escavado porque ele já foi o leito de um antigo lago abastecido pelo delta de um rio. 

“Esses tipos de ambientes na Terra são lugares onde a vida prospera. O objetivo de explorar o delta e a cratera de Jezero é procurar nesses ambientes outrora habitáveis ​​rochas que possam conter evidências de vida antiga”, disse Amy Williams, astrobióloga e uma das planejadoras da missão Perseverance.

- Anúncios -

As descobertas foram descritas em quatro novos artigos publicados na quinta-feira (5), na revista ‘Science’. 

Rochas guardam segredos de Marte

Segundo os cientistas envolvidos no estudo, o que se esperava encontrar no local eram rochas sedimentares, que teriam se formado quando areia e lama se estabeleceram em um ambiente outrora aquoso. A descoberta das rochas ígneas foi uma surpresa já que não existem formações vulcânicas nas proximidades. 

Destaques sobre *** por e-mail

É provável que as rochas sedimentares mais macias tenham se desgastado ao longo de eras, deixando as rochas ígneas mais duras para trás.

Outra questão é que as rochas que os cientistas analisaram e armazenaram para serem trazidas à Terra foram alteradas pela água, mais uma evidência de um passado aquático em Marte.

“Temos organismos na Terra que vivem em tipos muito semelhantes de rochas. […] E a alteração aquosa dos minerais tem o potencial de registrar bioassinaturas”, completou Williams.

“Um grande valor das rochas ígneas que coletamos é que elas nos contam quando o lago estava presente em Jezero. Sabemos que estava lá mais recentemente do que as rochas do fundo da cratera ígnea se formaram”, explicou Ken Farley, da Caltech, cientista do projeto Perseverance e principal autor do primeiro dos novos artigos da Science. 

“Isso abordará algumas questões importantes: quando o clima de Marte era propício para lagos e rios na superfície do planeta e quando mudou para as condições muito frias e secas que vemos hoje?”, completou Farley. 

O robô ‘Perseverance’ chegou ao Planeta Vermelho em 18 de fevereiro de 2021. Desde então, ele trabalha na coleta de amostras de solo de Marte que deverão retornar para a Terra em 2033.

A missão tem como principal objetivo a astrobiologia, ou seja, entender as origens, evolução inicial, distribuição e futuro da vida no universo, incluindo a busca de sinais de vida microbiana antiga. 

De acordo com a Nasa, trazer as amostras de rocha de Marte para a Terra irá permitir que cientistas de todo o mundo analisem os espécimes, utilizando instrumentos sofisticados, muito grandes e complexos para serem levados ao espaço. 

- Anúncios -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncios -

Notícias Relacionadas

Brasil é o segundo país com o iPhone mais caro do mundo; veja ranking!

De acordo com uma pesquisa feita pelo Nukeni, portal que faz um levantamento do preço de cada modelo de iPhone no mundo, o país...

Imagem do telescópio James Webb é usada para ataque malware

Hackers estão usando uma imagem registrada pelo telescópio James Webb para espalhar um malware, um tipo de programa criado para causar danos a um...

James Webb captura detalhes impressionantes da ‘Galáxia Fantasma’

Mais uma vez o James Webb proporcionou aos seres humanos a possibilidade de ver o universo como nunca havia sido observado anteriormente. Seu novo...

Artemis I: Nasa fará 2ª tentativa de lançar foguete à Lua no sábado (3)

Após enfrentar problemas nos motores e precisar adiar o lançamento da missão Artemis I na última segunda-feira (29), a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) anunciou...
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis