Carregando...

Turista italiano com varíola dos macacos morre em Cuba

O homem de 50 anos morreu cinco dias após sentir os primeiros sintomas da doença

Por Caroline Berticelli

- Anúncio -

Um turista italiano que havia sido diagnosticado com varíola dos macacos em Cuba morreu, no último domingo (21), após o quadro da doença evoluir rapidamente para um estado crítico. O óbito foi confirmado pelo Ministério da Saúde cubano nesta segunda-feira (23).  

“Este paciente evoluiu rapidamente para a gravidade, ficando em estado crítico instável desde 18 de agosto, morrendo na tarde de 21 de agosto”, escreveu o órgão em um comunicado. 

O Ministério da Saúde também descartou a possibilidade de que o turista tenha sido infectado por outra doença, além da varíola dos macacos. A agência confirmou que realizou estudos em busca de outra patologia infecciosa e nada foi encontrado.

- Anúncio -

Ainda conforme as autoridades cubanas, a causa da morte do italiano foi sepse, uma doença desencadeada por uma inflamação que se espalha pelo organismo diante de uma infecção. 

“O relatório da autópsia realizado no Instituto de Medicina Forense mostrou sepse devido a broncopneumonia por um germe não especificado e danos em múltiplos órgãos como a causa da morte”, completou o Ministério.

De acordo com o órgão, o homem de 50 anos chegou em Cuba no dia 15 de agosto e foi hospitalizado três dias depois. 

Destaques sobre *** por e-mail

Ele havia se hospedado em uma casa alugada, visitou vários locais e na quarta-feira (17) começou a sentir sintomas gerais da doença. Já na quinta-feira (18), procurou um médico diante da persistência dos sintomas e acabou hospitalizado com urgência com uma parada cardíaca, da qual chegou a se recuperar. 

O Ministério da Saúde de Cuba informou que todas as pessoas que tiveram contato com o turista infectado pela varíola dos macacos estão em isolamento e são acompanhadas pelas autoridades sanitárias. Até o momento, nenhuma delas apresentou sintomas de infecção pelo vírus Monkeypox. 

O turista italiano foi o primeiro caso da varíola dos macacos registrado em Cuba.

No dia 4 de agosto, os Estados Unidos da América (EUA) declararam estado de emergência após um surto de varíola dos macacos se espalhar pelo país. Na ocasião, havia cerca de 5,8 mil pessoas infectadas pela doença em solo americano. Agora, o país já registrou 14.594 casos e é o território com maior número de casos do globo.

Nesta segunda-feira (22), o Brasil se tornou o terceiro país em números de casos da varíola dos macacos. Até a data, 3.788 casos já haviam sido confirmados e outros 4.175 eram considerados suspeitos e aguardavam exames para confirmar a infecção.

Devido a rápida disseminação do vírus Monkeypox, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, na sexta-feira (19), que a importação de medicamentos e vacinas contra a varíola ainda sem registro no Brasil, mas já aprovados em outros países, seja acelerada. 

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

Médicos retiram 62 colheres do estômago de paciente

Médicos de um hospital privado em Muzaffarnagar, na Índia, retiraram 62 colheres do estômago de um paciente de 32 anos, que precisou passar por...

Larissa Manoela é diagnosticada com síndrome do ovário policístico

Nesta terça-feira (20), a atriz Larissa Manoela revelou ter sido diagnosticada com síndrome do ovário policístico, um distúrbio capaz de mudar o processo normal...

Influenciador Carlinhos Maia anuncia afastamento das redes sociais

O influenciador Carlinhos Maia, de 31 anos, anunciou neste sábado (17) que irá se afastar das redes sociais por tempo indeterminado. De acordo com...

Stênio Garcia pega Covid após desobedecer a esposa: “Estou muito mal”

Stênio Garcia pegou Covid após desobedecer a esposa, Marilene Saade, e não usar máscara para impedir a infecção pelo novo coronavírus. O ator de...
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis