Carregando...

Nasa divulga primeiras imagens do telescópio James Webb

Na terça-feira (12), um novo lote de imagens coloridas capturadas pelo poderoso observatório espacial será apresentada ao público

Por Caroline Berticelli

- Anúncio -

A Nasa divulga as primeiras imagem do telescópio James Webb nesta semana. Uma delas será mostrada ainda hoje, segunda-feira (11), em uma cerimônia na Casa Branca, acompanhada pelo presidente Joe Biden.

A imagem desta segunda foi apelidada de “Primeiro Campo Profundo da Webb”. Ela é a visão mais profunda do nosso universo que foi capturada até hoje. 

“Uma nova era fantástica está chegando. O Telescópio Espacial James Webb nos dará um novo e poderoso conjunto de olhos para examinar nosso universo”, disse o cientista da Nasa Eric Smith. 

- Anúncio -

Nasa divulga primeiras imagens do telescópio James Webb

O restante das imagens já capturadas pelo telescópio espacial irão ser divulgadas ao público na terça-feira (12).

Nos EUA, estão programados vários eventos de exibição em todo o país, já o restante do mundo poderá acompanhar a revelação online, ao vivo, pela página da Nasa ou pela página oficial da agência espacial norte-americana no YouTube, a partir das 10h45 (horário de Brasília). 

Destaques sobre *** por e-mail

Até agora, apenas um grupo seleto de cientistas teve acesso às imagens que serão liberadas. Por outro lado, a Nasa já publicou uma prévia feita com sensor FGS (Fine Guidance Sensor).

Nela é possível ver centenas de galáxias e estrelas distantes que foram capturadas durante o teste de rolagem do instrumento NIRCam, ou seja, quando o sensor permanecia focado na estrela HD147980 e o telescópio rolava para os lados. 

“A foto parece um pouco grosseira, mas está entre as imagens mais profundas do universo já feitas e oferece um irresistível vislumbre do que será revelado nas próximas semanas, meses e anos”, declarou a Nasa em um comunicado. 

As fotos de amanhã serão as primeiras coloridas e que de fato irão mostrar o que o poderoso telescópio pode fazer. 

O telescópio James Webb

O telescópio James Webb, que foi idealizado para trabalhar junto com o Telescópio Espacial Hubble e ao Observatório de Raios-X, foi lançado pela Nasa em dezembro de 2021.

Com o custo inicial de 10 bilhões de dólares, ele está estacionado a 1,5 milhão de quilômetros da Terra, em uma região chamada de segundo ponto da órbita Lagrange ou simplesmente L2. 

O observatório espacial levou um mês para chegar até o ponto atual e precisou de um semestre para ter todos os espelhos alinhados e instrumentos resfriados o suficiente para o início da operação.  

Sua grande potência se deve ao seu enorme espelho principal e aos equipamentos infravermelhos que o permitem ver através de poeira e gases. Por isso, a divulgação das primeiras imagens do telescópio James Webb é aguarda com tanta expectativa. 

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

É verdade que comer pizza pode reduzir dores da artrite reumatoide?

Já parou pra pensar como seria incrível se o fato de comer pizza diminuísse dores da artrite reumatoide? Pois bem. Uma investigação realizada por...

Animal marinho com 20 braços é descoberto por cientistas

Cientistas dos EUA e Austrália revelaram a existência de um novo animal marinho com 20 braços nas profundezas da Antártida. Com uma morfologia única,...

Você sabe o que acontece se alguém morrer no espaço?

Já parou para pensar o que acontece se alguém morrer no espaço? Emmanuel Urquieta, docente nas áreas de Medicina Espacial e Medicina de Emergência...

O que é solstício de inverno? Dscubra as curiosidades e significados deste fenômeno

O solstício de inverno é um fenômeno natural que marca o início da estação mais fria do ano no hemisfério sul, como no Brasil,...
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis