Carregando...

Telescópio James Webb é atingido por meteorito e sofre dano grave

A notícia foi divulgada apenas alguns dias depois da Nasa tornar públicas as primeiras imagens do observador espacial bilionário

Por Caroline Berticelli

- Anúncio -

O telescópio James Webb foi atingido em cheio por um meteorito e teve um dos espelhos de seu segmento hexagonal danificados. Segundo a Nasa, agora, cientistas trabalham para descobrir a extensão dos danos causados pelo impacto. 

“Inevitavelmente, qualquer espaçonave encontrará micrometeoroides”, diz o relatório feito em conjunto com as agências espaciais do Canadá (CSA) e Europa (ESA) e publicado no site ArXiv. 

- Anúncio -

James Webb sofreu dano grave 

O impacto da pedra espacial contra o James Webb, projeto de 10 bilhões de dólares, ocorreu em maio deste ano, apenas cinco meses depois dele ter sido lançado ao espaço. No entanto, só agora a imagem e um estudo sobre os estragos foram divulgados. Em uma delas é possível ver que o segmento C3 do espelho principal está avariado. 

Ao todo, o James Webb tem 18 segmentos hexagonais de berílio sólido, destes, apenas um, o C3, foi danificado, enquanto o restante foi alinhado para compensar a brecha causada pela rocha espacial. 

Destaques sobre *** por e-mail

Apesar dos cientistas terem conseguido neutralizar a falha, a Nasa admitiu que o estrago foi grande e causou “uma mudança significativa e incorrigível no valor geral desse segmento”. 

Ainda conforme a publicação, não é possível saber se esse tipo de incidente é raro ou se o James Webb é mais vulnerável do que o imaginado antes de seu lançamento.  

Até agora, 19 impactos foram detectados no telescópio bilionário, mas apenas o do micrometeoroide afetou seu funcionamento. O que dá esperanças à Nasa de que esse tipo de problema não seja recorrente. 

No entanto, para evitar ou mesmo estar preparada para situações similares no futuro, a agência espacial está conduzindo pesquisas sobre micrometeoroides e como mitigar os danos causados pelas colisões. 

“A equipe do projeto está conduzindo investigações adicionais na população de micrometeoroides, como impactos afetam espelhos de berílio, na eficácia e eficiência de medidas para mitigação de danos, como restrições na direção para onde o telescópio é apontado”, diz parte do relatório. 

Primeiras imagens do James Webb 

A informação dos estragos causados ao telescópio foi confirmada dias depois da agência espacial norte-americana divulgar as primeiras imagens captadas pelo James Webb. As fotografias encantaram o mundo devido ao seu alto grau de precisão e poder de alcance.

Sem desprezar o velho e bom telescópio Hubble, em atividade há mais de 30 anos, o James Webb realmente iniciou uma nova era quando se fala em observação espacial.  

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

É verdade que comer pizza pode reduzir dores da artrite reumatoide?

Já parou pra pensar como seria incrível se o fato de comer pizza diminuísse dores da artrite reumatoide? Pois bem. Uma investigação realizada por...

Animal marinho com 20 braços é descoberto por cientistas

Cientistas dos EUA e Austrália revelaram a existência de um novo animal marinho com 20 braços nas profundezas da Antártida. Com uma morfologia única,...

Você sabe o que acontece se alguém morrer no espaço?

Já parou para pensar o que acontece se alguém morrer no espaço? Emmanuel Urquieta, docente nas áreas de Medicina Espacial e Medicina de Emergência...

O que é solstício de inverno? Dscubra as curiosidades e significados deste fenômeno

O solstício de inverno é um fenômeno natural que marca o início da estação mais fria do ano no hemisfério sul, como no Brasil,...
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis